Agricultura
Girassol da Argentina está atrasado
Compartilhe:
Desde o relatório anterior da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, o plantio de girassol registrou um progresso semanal de 0,6 pontos percentuais, abrangendo até o momento 4,1% das 1,95 milhões de hectares projetados para o ciclo em curso, ou seja, um pouco mais de 80 mil hectares. Até agora, há um atraso anual de -6,2 pontos percentuais devido ao avanço limitado na região centro-norte do país, resultante da concentração de chuvas na extremidade oposta da área agrícola onde os trabalhos estão em andamento.
No entanto, no caso do trigo, as chuvas afetaram diretamente a condição hídrica e de cultivo das regiões triticultoras do sul da área agrícola, melhorando em 3,5 e 3,6 pontos percentuais, respectivamente. Contudo, as contribuições escassas a praticamente nulas no centro e norte da área agrícola continuam impactando a condição do cereal, que nessas regiões já está em estágio entre perfilhamento e início de floração, com plantas de baixa estatura e desenvolvimento adiantado devido às altas temperaturas, que já estão começando a diminuir o potencial de rendimento.
Chuvas localizadas no sul e leste do país estão melhorando a oferta hídrica das parcelas de cevada plantadas. Por outro lado, na faixa oeste, a escassa disponibilidade de umidade poderia comprometer o rendimento potencial das parcelas incorporadas na primeira fase da janela de plantio. Em ambos os núcleos, parte das parcelas implantadas já começou a fase de desenvolvimento das hastes. Em âmbito nacional, a maior parte das 1.250.000 hectares plantados está em pleno estágio de perfilhamento.
Fonte: Agrolink