Mato Grosso
MDB oficializa recondução de Bezerra à presidência e cargo de destaque para Janaina Riva
Compartilhe:
Já a deputada estadual Janaina Riva (MDB) é a nova secretária-geral do partido e terá liberdade para construir base partidária com objetivo de viabilizar candidatura majoritária em 2026 (governo, vice-governadoria ou Senado), ou então à Câmara dos Deputados.Os deputados federais Juarez Costa e Emanuel Pinheiro Neto, que ensaiaram uma chapa de oposição contra Bezerra, são os novos primeiro e segundo vice-presidentes estaduais do MDB. O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, é o terceiro vice-presidente.
Também compõe o diretório estadual os deputados estaduais Dr. João, Thiago Silva e Juca do Guaraná Filho, além dos suplentes Silvano do Amaral e Valtinho Miotto, bem como a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra.
Disputa Interna
Em tese, esse será o último mandato de Carlos Bezerra à frente do MDB estadual. Na próxima eleição, ele deve ser nomeado presidente de honra e abrir espaço para renovação de lideranças no partido, como foi defendido por Juarez Costa e pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, pai do deputado Emanuelzinho.
A disputa interna no MDB começou com o fim da eleição de 2022, na qual Juarez se sagrou candidato mais votado da sigla, seguido de Emanuelzinho, em um cenário no qual Bezerra perdeu eleição.
Os grupos de Juarez e Emanuelzinho buscaram uma reoxigenação partidária, enquanto Janaina, Dr. João e Thiago Silva mantinham apoio a Bezerra. Em jogo, está o poder para organizar o partido para eleições municipais tendo em vista as eleições de 2026.
A composição mantém vantagem para o grupo de Bezerra, Janaina e dos deputados estaduais, mas Juarez Costa e Emanuelzinho devem aumentar influência dentro da sigla.