Mato Grosso
Deputado: “Queremos quebrar miserabilidade dos pescadores”
Compartilhe:
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou nesta quarta-feira (28) que o Projeto de Lei da Pesca pretende tirar os pescadores da miséria e que muitos deles são contra porque foram levados por mentiras sobre o texto.
O Projeto de Lei da Pesca pretende proibir pelos próximos cinco anos o armazenamento, transporte e comercialização de peixes em Mato Grosso, a fim de repovoar os rios do Estado.
A segunda fase de votação do texto, que tramita em regime de urgência urgentíssima, ocorrerá nesta quarta. Centenas de pescadores lotaram a Assembleia Legislativa desde as primeiras horas da manhã para protestar contra o projeto.
“Boa parte dos pescadores vive em situação quase de penúria há várias gerações. Queremos quebrar esse ciclo de miserabilidade por conta daqueles que exploram quem vive da pesca”, disse o deputado, que acredita que os pescadores poderão ganhar mais com a pesca esportiva e o turismo no Estado.
“Muita mentira foi dita [sobre o projeto], levando alguns pescadores ao desespero, dizendo que nem poderiam pegar em uma vara de pesca. Essas mentiras estão sendo quebradas uma a uma. Acredito que no futuro esses [pescadores] motivados por inverdades, contadas ao longo da tramitação do projeto, vão reconhecer que o projeto é bom e darão uma virada na vida”, complementou.
Diego Guimarães considerou que o Projeto de Lei não deixará os pescadores “na mão” porque fornece recursos suficientes para não causar prejuízo a eles.
“Tem emendas para acompanhar a implementação dessa lei, a ajuda técnica para que o pescador possa trabalhar com turismo ou criação de peixe, garantindo a infraestrutura que eles vão precisar. Esse projeto está amadurecido o suficiente para que seja aprovado e não traga prejuízos àqueles que vivem na cadeia da pesca”, concluiu.
MidiaNews