Mato Grosso
Imprensa nacional conhece potencial de turismo do Pantanal mato-grossense
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A experiência é mais uma ação realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), que é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como uma das premissas a promoção dos pequenos negócios sustentáveis.
Privilegiado por natureza, o Pantanal é conhecido por sua biodiversidade, serras, fauna, flora, chapadas, e uma diversidade de ambientes que podem ser acessados pelas cidades mato-grossenses que servem como porta de entrada deste bioma.
“Mato Grosso é o único estado com potencial turístico que abrange os três biomas: o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. Neste encontro com profissionais de mídia temos a missão de promover uma imersão no bioma pantaneiro, que já sofreu com secas e queimadas no passado recente, porém sempre nos surpreende com sua resiliência e capacidade de se reconstituir”, destaca Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.
Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Cáceres são alguns dos municípios pantaneiros que estão dentro do roteiro dessa press trip.
“As cidades do entorno pantaneiro são os destinos mais procurados em nosso estado e queremos que o mundo tenha acesso a toda essa diversidade cultural, de sabores e costumes. Será uma experiência marcante e de muito conhecimento sobre essa cadeia produtiva de turismo sustentável, uma das principais bandeiras defendidas por nossa instituição. Desejo um excelente passeio a todos, com a certeza de que será uma vivência marcante”, desejou Lélia.
O objetivo é promover os destinos e serviços presentes na região. A partir dessa experiência os participantes poderão compartilhar com o público as opções de destinos e serviços de turismo que experimentaram.
Hospitalidade mato-grossense
Os profissionais da imprensa nacional que farão parte da vivência no Pantanal foram recepcionados pela diretoria do Sebrae/MT, durante um jantar com iguarias típicas de Mato Grosso, no hotel Paiaguás.
André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT, ressaltou que cerca de 30% do turismo de Mato Grosso é composto por pequenos empreendedores e o Sebrae atua no fortalecimento deste setor, com capacitações e mentorias que auxiliam no empreendedorismo sustentável. O Sebrae/MT inclusive coordenou a criação das diretrizes do turismo sustentável e pontuou a influência dos biomas nos pequenos negócios.
“É importante os profissionais da imprensa comunicarem os destinos mato-grossenses para o Brasil. Mato Grosso tem várias riquezas naturais que incorporam o turismo de contemplação, natureza, aventura e experiência. Também temos a força do turismo cultural e étnico. Para nós é importante desenvolver turismo seguro inteligente integrado aos biomas e com base nas diretrizes da sustentabilidade, levar tudo isso para fora do estado para que toda a população brasileira possa se beneficiar do turismo mato-grossense”.
A expectativa para conhecer os destinos é grande. Para a jornalista Maicon Leão, repórter do SBT de Brasília, é importante conhecer na prática se vê em fotografias e vídeos. “Mais que isso, a gente chega com a missão de transmitir para quem está em casa essa vivência, com mais detalhes, para atrair mais pessoas a conhecerem o que é o Pantanal”.
Já a jornalista da Folha de S. Paulo, Tatiana Harada, disse que a expectativa foi tanta que ela já fez pesquisas prévias sobre o Pantanal “ainda mais com a visão diferente que vocês estão apresentando, que é conhecer o outro lado que vai além da fauna e da flora e é uma parte que a gente não tem acesso normalmente, que é a parte cultural que vocês têm”.
Pró Pantanal
O projeto também tem o propósito de apresentar os Produtos desenvolvidos no Pró Pantanal, para jornalistas especializados, visando impulsionar a rota na mídia nacional.
Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal – é uma iniciativa do Sebrae Mato Grosso e Sebrae Mato Grosso do Sul para atuar diretamente com os negócios instalados nesse território. As ações são para promover o desenvolvimento sustentável e a geração de renda nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio, com a sustentabilidade como eixo transversal nessas iniciativas.