Saúde
Quais são os 5 tipos de câncer que mais matam no mundo
Compartilhe:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os três tipos de câncer que mais mataram pessoas no mundo em 2020 foram câncer de pulmão, colorretal e fígado.
Apesar dos números, esses cânceres não são necessariamente os mais mortais, indica o levantamento. Isso porque a prevalência de óbito nesses casos está associada à alta recorrência de diagnósticos e não à patologia das doenças.
Por isso, a necessidade de estar atento aos diferentes tipos da doença e se atentar aos primeiros sinais.
O que é o câncer?
Câncer é o termo genérico, também chamado de tumores malignos e neoplasias, que abrange um grande grupo de doenças, que pode afetar qualquer parte do corpo.
A ele se atribui uma característica definidora que é a rápida criação de células anormais, cujo tamanho ultrapassa os seus limites usuais. A doença tem sua letalidade medida pela probabilidade de alguém sobreviver aos seus efeitos por cinco anos após o diagnóstico inicial.
Veja abaixo os 5 tipos de câncer mais mortais:
Câncer de pâncreas
Taxa de sobrevivência após cinco anos: 11,5%
A doença afeta uma grande glândula que faz parte do sistema digestivo e uma razão para a baixa perspectiva de sobrevivência é que a doença tende a ter diagnóstico tardio. Além disso, observa-se que esse tipo de câncer é mais recorrente em homens que em mulheres.
Câncer de vesícula biliar
Taxa de sobrevivência: 19,4%
De característica muito rara, é um câncer encontrado em qualquer parte da vesícula biliar. Muitas vezes, só é diagnosticado quando alguém está em tratamento para outra condição, como cálculos biliares.
Os sintomas são: perda de apetite, perda de peso, inchaço abdominal, febre, prurido intenso, fezes claras e urina escura.
Câncer de esôfago
Taxa de sobrevivência: 20,6%
Também conhecido como câncer de garganta, o câncer de esófago compreende em um longo tubo que transporta os alimentos da garganta para o estômago.
Os sintomas são: rouquidão, tosse persistente, vômitos, dor óssea e hemorragia.
Câncer de fígado
Taxa de sobrevivência: 20,8%
Uma das formas mais comuns da doença no mundo, o câncer de fígado tem como principais causas fatores como obesidade (23%), tabagismo (20%) e consumo de álcool (7%). Justamente por isso quase metade dos casos são evitáveis .
Os sintomas são: perda de peso, falta de apetite, sensação de plenitude após uma refeição leve, náuseas ou vômitos, fígado aumentado, baço aumentado, dor abdominal, inchaço ou acúmulo de líquido no abdômen.
Câncer de pulmão
Taxa de sobrevivência: 22,9%
Outro tipo que é considerado um dos principais em incidência no mundo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de pulmão ocupa a primeira posição entre os homens e terceira posição entre as mulheres.
A ele se atribui hábitos como tabagismo e a exposição passiva ao tabaco como principais fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer.
Os sintomas são: tosse, tosse com expectoração mucosa, tosse com expectoração com sangue, dor no peito, rouquidão, perda de apetite, perda de peso inexplicada, falta de ar.
https://catracalivre.com.br