Mato Grosso
Senac-MT participa de treinamento no Instituto Albert Einstein para aplicar metodologia inédita no estado
Compartilhe:
Capacitação em simulação realística reafirma o compromisso da instituição com ensino de saúde inovador e humanizado.
Referência na formação de mão de obra técnica para o mercado de trabalho da área da saúde, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) participou de capacitação na metodologia de simulação realística realizada no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), em São Paulo-SP, reconhecido pela excelência e qualidade.
O método de ensino em saúde utiliza robôs e manequins que simulam um ser humano e respondem às ações dos estudantes, permitindo a prática e a resolução de dúvidas de forma eficiente e segura. Somente este ano, entre os meses de janeiro e maio, o Senac-MT, um dos braços sociais do Sistema Fecomércio-MT, efetivou mais de 1,6 mil matrículas em cursos do segmento de saúde, com destaque para ‘Técnico em Enfermagem’ que contabilizou 929 alunos.
A capacitação de 24 horas-aula, entre atividades teóricas e práticas foi realizada no Centro de Educação em Saúde Abram Szajman do IIEP, nos dias 5, 6 e 7 de junho. O Senac-MT foi representado pela analista de serviços educacionais, Rafaela Silva, que supervisiona as formações em saúde da instituição no estado, e pela responsável técnica da área de saúde do Centro de Educação Profissional de Barra do Garças, Viviane Andrade.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que as profissionais tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia e praticar a construção de cenários para, futuramente, atuarem como multiplicadoras deste conhecimento para os instrutores dos cursos do Senac, em especial, enfermagem.
“A Simulação Realística é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos, replica experiências da vida real e favorece um ambiente de interatividade, permitindo experiência prática em ambiente seguro. Para os alunos do Senac, o método de ensino possibilitará assertividade nas práticas profissionais”, assinala Wenceslau Júnior.
A metodologia de simulação realística está alinhada à atual concepção metodológica utilizada pelo Senac, baseada na tríade ação-reflexão-ação. O treinamento prático de habilidades técnicas e comportamentais é importante para garantir a segurança e qualidade no desempenho das equipes de saúde, observa a analista de serviços educacionais, Rafaela Silva.
“Os profissionais da saúde precisam ter assertividade em seus atendimentos e práticas diárias. A simulação realística possibilita a criação de diversos cenários que são espelhos daquilo que nossos alunos viverão no dia a dia de trabalho em hospitais, prontos atendimentos, clínicas e outras unidades de saúde. Além da capacidade técnica, permite o desenvolvimento de competências como liderança, tomada de decisão, proatividade, entre outras”, finaliza Rafaela.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)
Contato: Maicon Oliveira
Telefone & WhatsApp: 65 9 9909-8332
Conversar no WhatsApp
E-mail: imprensa@mt.senac.br