Direto de Brasília
Ninguém fala com Lula sem passar por ele: quem é o guardião do presidente
Compartilhe:
A MURALHA - Marco Aurélio Ribeiro: “Meu papel é ser zeloso com as pessoas” (Renan Fernandes; @WillianSouzaRosa/Facebook)
O chefe de gabinete Marcola cuida da agenda, cumpre missões políticas e mantém distantes visitas indesejadas — e já é alvo de reclamações dentro do PT
Por Ricardo Chapola
Não é difícil tentar enumerar quem seriam, em tese, os assessores mais influentes do presidente da República. Além da onipresente primeira-dama, Janja, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) certamente estão no topo dessa lista.
Quem acompanha os bastidores do poder em Brasília, no entanto, garante que Marco Aurélio Santana Ribeiro, chefe de gabinete de Lula, supera todos eles — e de longe. Marcola, como é conhecido, é o único auxiliar do Planalto autorizado a entrar na sala do mandatário sem bater na porta — às vezes, ele até bate, mas por educação.
MEUS ÍDOLOS – Fotos com Dirceu, Lula e Stédile: militante do partido desde 2009, Marcola tinha apenas 17 anos quando o PT assumiu a Presidência pela primeira vez (@marcoaurelio.marcola/Facebook)
FONTE: VEJA