Agronegócios
Anec reduz previsão de exportações de soja e milho do Brasil em fevereiro
Compartilhe:
A exportação de soja do Brasil em fevereiro foi estimada nesta quarta-feira em até 8,3 milhões de toneladas, o que seria uma queda na comparação com o total embarcado no mesmo mês do ano passado, em meio a uma colheita mais lenta em 2023, de acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
Até a semana passada, a Anec projetava exportação de soja em até 9,39 milhões de toneladas neste mês, volume que superaria os 9,1 milhões de toneladas de fevereiro de 2022. A estimativa é feita com base no total embarcado e na previsão de embarques.
O volume de 8,3 milhões de toneladas considera o ponto mais alto da previsão. Na faixa mais baixa, o Brasil exportaria 7,6 milhões de toneladas de soja neste mês.
A Anec não detalhou os motivos da redução. Até quinta-feira da semana passada, o Brasil havia colhido cerca de um quarto da área de soja, versus 33% no mesmo momento do ano passado. Contudo, o total semeado na safra atual cresceu 4,4% para 43,3 milhões de hectares, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A redução esperada nos embarques ocorre ainda com produtores vendendo mais lentamente sua safra, segundo consultorias privadas. Um exemplo pode ser visto na Coamo, maior cooperativa do Brasil, cujos associados só venderam antecipadamente 5% da produção, já que aguardam melhores preços.
MILHO
A exportação de milho do Brasil neste mês foi estimada em 1,99 milhão de toneladas, em comparação com 2,11 milhões da projeção da semana anterior.
Apesar da redução na estimativa, os embarques deverão aumentar quase 1,5 milhão de toneladas na comparação com o mesmo período de 2022, com o país escoando estoques de uma safra recorde do ano passado.
A exportação de farelo soja do Brasil foi estimada em 1,54 milhão de toneladas, versus 1,86 milhão da estimativa da semana anterior. Se confirmado, o embarque do país ficaria praticamente estável ante fevereiro de 2022.
A exportação de trigo do Brasil deve alcançar 670,4 mil toneladas, ainda abaixo das mais de 900 mil toneladas de fevereiro de 2022, mas acima da projeção da semana anterior (489,6 mil toneladas).
Fonte: Reuters
https://www.portaldoagronegocio.com.br