Pará
Em Londres, governador do Pará fala sobre desafios do estado
Compartilhe:
Governador foi convidado pelo rei da Inglaterra, Charles III, para uma recepção em apoio à ação global sobre biodiversidade.
Durante viagem a Londres, nesta quinta-feira (16), o governador do Pará, Helder Barbalho, falou sobre os desafios e oportunidades do estado para ser referência na mudança do uso do solo.
“Tratamos da necessidade da interlocução com os países signatários dos acordos climáticos, e discutindo as emergências de todos estarem convencidos que cada país precisa liderar as transformações do uso do solo, combater as ilegalidades ambientais, construir modelos sustentáveis”, afirmou o governador.
O representante do Pará convocou todos os presentes na mesa redonda para serem parte integrante do processo. “Aqui tivemos a oportunidade de dialogar, apresentar propostas e compromissos”, ressaltou.
Helder Barbalho incluiu na fala a apresentação da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), o Plano Estadual de Bioeconomia e o Plano Estadual de Restauração Florestal, que está sendo elaborado.
O governador foi convidado pelo rei da Inglaterra, Charles III, para uma recepção em apoio à ação global sobre biodiversidade, no palácio de Buckingham, prevista para ocorrer nesta sexta (17).
COP 30
Também nesta quinta, o governador se reuniu com o parlamentar do Partido Conservador da Inglaterra Alok Sharma. Na pauta do encontro esteve a possibilidade de Belém sediar a 30ª edição do evento, em 2025.
“Apresentamos os diagnósticos e os nossos desafios ao tempo em que reafirmamos o compromisso com a agenda da sustentabilidade, a construção de um novo modelo a partir da biodiversidade da floresta amazônica, o conhecimento com a tecnologia e a inovação”, afirmou.
O governador reafirmou ainda “o compromisso do Brasil com essa agenda, o compromisso do estado do Pará, o compromisso dos Estados Amazônicos para que o nosso país possa estar à frente dessas discussões, construindo um modelo que olhe pelas pessoas e que construa a sustentabilidade da sua floresta”.
Ao assumir a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), em janeiro, Helder afirmou que iria formalizar o interesse da região de sediar a COP 30 em 2025. O pedido foi oficializado pelo Itamaraty no mesmo mês e confirmado pelo presidente Lula (PT), tornando a capital paraense a candidata brasileira a sediar o evento.
G1