Conectado por

Opinião

Expedito Netto no Ministério da Pesca, Acir e Confúcio aliados do governo Lula em Rondônia, Porto Velho tem e-mail para morador solicitar operação tapa-buracos


Compartilhe:

Publicado por

em

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Por Waldir Costa / Rondoniadinamica

Pesca – Depois do desmonte no Ministério da Agricultura, uma instituição com mais de 160 anos de bons serviços prestados ao desenvolvimento agropecuário, no País, o Governo Federal nomeou, o ex-deputado Expedito Netto para o cargo de Secretário Executivo no recém-criado Ministério da Pesca. A indicação não agradou a representantes do setor produtivo da piscicultura, na região de Ariquemes e Ji-Paraná, que já pensam numa reunião para os próximos dias, com objetivo de formatar um documento protestando. Não há informação, mas pelo visto nem os petistas locais foram consultados, porém todos sabem da influência do ex-senador Expedito Júnior, pai de Netto no processo sucessório federal. Júnior, inclusive, participou da transição do governo Bolsonaro para o do novo presidente, Lula da Silva (PT). O mandato de Netto termina no final deste mês.

Acir/Confúcio – Em comum acordo, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin decidiram, que o senador, Confúcio Moura (PMDB-RO), assim como o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), deverão ser consultados nas decisões palacianas, que envolvam nomeações e liberação de recursos para o Estado de Rondônia. Confúcio Moura, ficará responsável pela área de saúde, enquanto Acir Gurgacz, pela agricultura e infraestrutura. O bom relacionamento pessoal entre Lula, Alckmin, Confúcio e Acir pesou bastante na decisão. Isso para o estado de Rondônia representa um passo político e econômico muito significativo. Confúcio tem mais 4 anos de mandato e do Acir terminará no próximo dia 31, após dois mandatos consecutivos. Para a vaga de Acir assumirá o senador-eleito, Jaime Bagattoli, do PL, bolsonaristas de carteirinha.

Tapa-buracos – Medida das mais acertadas da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Obras (Semob), que intensificou o trabalho de tapa-buracos nas ruas e avenidas da capital, problema que se agrava no período de inverno amazônico (chuvas), como o atual. A equipe de tapa-buracos tem ação permanente e vem realizando um bom trabalho ao evitar que o problema se agrave providenciando o conserto imediato do pavimento asfáltico danificado. Importante o e-mail colocado à disposição pela secretaria (semob.pmpv@gmail.com) comunicando sobre buracos existentes na malha asfáltica de Porto Velho, pois uma equipe vai imediatamente ao local para constatar a necessidade do reparo. Iniciativa das mais elogiáveis, que deveria ser aplicada nos municípios de maior porte do Estado.

Câncer – Desde o início deste mês de janeiro que a carreta do Hospital de Amor da Amazônia, em Porto Velho, está oferecendo exames gratuitos, a toda comunidade de mamografia e preventivos de câncer de mama. A ação é parte da parceria entre o Porto Velho Shopping e o Hospital de Amor. O atendimento ocorre na varanda do acesso D no estacionamento do shopping das 10h às 20h, menos aos sábados, domingos e feriados. Agendamento deve ser feito pelo telefone 4009.9000. A pessoa deve apresentar documentos pessoais, como cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. A carreta do Hospital de Amor tem estrutura completa com consultório climatizado e equipado para a realização de exames Papanicolau, que é fundamental para a detecção do câncer de colo de útero – mamografia.

Assembleia – O recesso parlamentar não permite uma maior participação nos assuntos emergentes na Assembleia Legislativa (Ale), hoje, seguramente a eleição da nova Mesa Diretora, que assumirá em 1º de fevereiro próximo. Comenta-se que o cargo de o presidente Alex Redano (PRB-Ariquemes), que foi reeleito em outubro último, será ocupada pelo também reeleito, Marcelo Cruz (Patriota-PVH). Também se comenta com insistência nos bastidores, que o deputado, a exemplo de Redano e Cruz, reeleito, Cirone Deiró (UB-Cacoal) será o primeiro secretário da futura Mesa Diretora da Casa de Leis. Um ex-presidente, nos últimos dias tem promovido reuniões com a maioria dos 13 novos deputados, que assumirão a partir do próximo mês.

Respigo  

Nas últimas semanas, após o processo eleitoral de 30 de outubro, o País não passa por bom momento social, financeiro, econômico e principalmente político. Tudo resultado de um processo político-eleitoral presidencial polarizado com ações radicais de ambos os lados +++ É preciso se conscientizar, que o embate eleitoral deve ocorrer durante o processo de campanha e votação. Após a apuração das urnas é fundamental o diálogo, para que não tenhamos uma guerra civil desnecessária e fora de propósito +++ O processo eleitoral deve ser desencadeado até as eleições. Após a votação e urnas apuradas são necessários prudência e caldo de galinha, que não fazem mal a ninguém, pois a radicalização é o caminho para o conflito +++ O PSB deverá ter o jovem advogado e professor da Unir, Vinícius Miguel como candidato a prefeito de Porto Velho em 2024. O presidente regional do partido, deputado federal Mauro Nazif, que já foi prefeito da capital deverá pendurar as chuteiras da política, após terminar o seu mandado na Câmara Federal no final deste mês de janeiro e fechar questão com Miguel candidato do partido.  

RONDONIADINAMICA

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com