Saúde
Quiz: saiba como sua alimentação afeta os níveis de estresse
Compartilhe:
As mudanças no estilo de vida nas grandes cidades interferem na qualidade de vida da população que mora nesses locais. O excesso de preocupações, que vão desde o transporte para chegar ao trabalho até a segurança nas ruas, influenciam no humor das pessoas que circulam por esses espaços. Além disso, estresse e alimentação também estão relacionados.
Os alimentos que escolhemos comer interferem nos processos cerebrais e, consequentemente, no nosso humor. Saiba quando o estresse se torna um problema e descubra como ele impacta sua vida.
O que é estresse?
É um estado de alerta natural que surge quando vivenciamos uma situação de perigo ou preocupação. Essa reação provoca alterações físicas e emocionais no nosso corpo e, apesar disso, ela é muito importante para nossa evolução e ajuda a lidar com novas situações.
Respiração acelerada e batimentos cardíacos fortes são dois sintomas comuns do estresse causados pela liberação de dois hormônios: adrenalina e cortisol. Eles contribuem para manter nosso corpo em estado de alerta, conhecido como “reação de luta ou fuga”.
Estresse e alimentação
Você sabia que os alimentos que ingerimos estão diretamente relacionados com a estrutura e função do nosso cérebro? Por isso, uma dieta rica em opções gordurosas e açúcares pode afetar o humor e, consequentemente, nossos níveis de estresse. Esses alimentos também estão relacionados ao agravamento da depressão e ansiedade, além de outros problemas de saúde como diabetes e hipertensão.
O excesso de radicais livres podem levar a um processo inflamatório crônico e, assim, causar lesões cerebrais. O intestino possui mais de 500 espécies de bactérias, boa parte delas envolvidas com o funcionamento do órgão. Quando estes microorganismos não são nada amigáveis podem levar a diversas consequências, como a ansiedade e depressão, por exemplo. Isso acontece por causa do eixo intestino-cérebro, reforçando a relação entre estresse e alimentação.
Esse tipo de situação está associada ao baixo consumo de fibras, probióticos e ao excesso de gordura saturada, açúcares e álcool.
Problemas causados pelo estresse
O estresse excessivo pode estar relacionado ao surgimento de alguns problemas de saúde, como hipertensão, problemas de pele, insônia, ansiedade e depressão, explica a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás. As substâncias liberadas por essa reação, cortisol e adrenalina, causam uma série de consequências em nosso corpo quando liberadas em excesso. Por isso, é necessário dar atenção para esses sintomas e procurar um médico, caso seja necessário.