Saúde
Novembro Azul: a próstata dos cães também deve ser cuidada
Compartilhe:
A Campanha Novembro Azul é uma campanha muito importante que alerta homens sobre os problemas do câncer de próstata. Dentre os animais, os problemas da próstata também podem aparecer. Mais de 90% das doenças prostáticas poderiam ser evitadas se fosse feita a castração no primeiro ano de vida. Quando adultos, onde a próstata tem tamanho normal ou aumentada, a redução da próstata já se inicia em algumas semanas. O Novembro Azul vem justamente alertar sobre a importância da prevenção contra doenças da próstata como também da castração.
Os animais não castrados, principalmente aqueles que já avançaram na idade, também estão sujeitos a desenvolverem complicações com a próstata, afirma a equipe de oncologia do Vet Quality Centro Veterinário 24h. Isso pode acarretar à formação de cistos, abscessos e até neoplasia, sendo mais frequente a Hiperplasia Prostática Benigna, ou HPB. Sabe-se que quanto mais avançada a idade, maiores as chances de desenvolver tal doença, podendo chegar até a 80% de chances em cães mais sêniores. Mas, mesmo assim, a progressão da HPB pode causar muitos desconfortos ao macho, como dificuldade em urinar (jatos finos), sangue na urina, dor na hora de evacuar e desconforto na região pélvica, podendo ocasionar que o animal ande com a coluna curvada. Porém, diferente dos humanos, a evolução para um tumor maligno é mais baixa.
Mas como saber se meu animal pode ter desenvolvido problemas com a próstata?
Se o animal não é castrado, é altamente recomendado que se observe seu comportamento. Um dos procedimentos é fazer a palpação para verificar se a próstata está aumentada. Com isso, são realizados exames de ultrassom ou RX abdominal, além de exames de sangue, para verificar se há realmente observação de próstata alterada.
Existe tratamento para isso?
A melhor recomendação, sem dúvidas, é a cirurgia de castração para remoção. Da mesma forma, a castração de machos é a forma mais eficaz de prevenir a doença de próstata em cães.
AI