Mato Grosso
ANTT assina contrato que autoriza a construção de duas linhas ferroviárias em MT
Compartilhe:
A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra) assinaram um contrato nesta quarta-feira (26) que autoriza a construção de duas linhas ferroviárias em Mato Grosso. Ao todo, serão mais de 500 km de ferrovia que servirão para o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, granéis líquidos e fertilizantes.
As obras foram autorizadas para que a empresa Rumo S.A. realize todas as etapas de construção das linhas ferroviárias. A primeira linha vai operar no trecho entre os municípios de Santa Rita do Trivelato e Sinop.
A segunda linha será para 498 km entre Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira. Essa linha também vai transportar granéis agrícolas, produtos industrializados, granéis líquidos e fertilizantes.
A estimativa é de R$ 11,3 bilhões em investimentos.
A partir das autorizações, caberá a empresa conduzir as tratativas para tirar o projeto do papel, assumindo todos os riscos do negócio.
Segundo a ANTT, a empresa ficará responsável pelas obrigações de obtenção dos licenciamentos junto aos órgãos, o desenvolvimento dos projetos e de viabilidade socioambiental, a busca de financiamento e a definição das etapas da obra.
Outras autorizações
Foram autorizadas outras três linhas ferroviárias em uma cerimônia realizada em Brasília. A ANTT disse que a medida visa ampliar o escoamento de produtos aos portos, por meio da ampliação da malha ferroviária.
Ao todo serão 1.040,7 km de linhas férreas nos estados da Bahia, Góias e Mato Grosso.
Na Bahia, foram permitidas a construção de duas ferrovias que vão ligar os municípios de Corretina (BA) a Arrojolândia e São Desidério (BA) a Riachão das Neves (BA). A empresa responsável calcula o investimento de quase R$ 5 bilhões. As novas linhas terão conexão com os trechos I e II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
A construção nessas regiões é para o escoamento da carga ao porto de Ilhéus.
Em Goiás, foi autorizado a construção de linhas férreas entre Corumbá de Goiás (GO) e Anápolis (GO). Serão transportados grãos, rochas ornamentais, minerais e carga em geral do tipo contêiner.
G1