Aripuanã
Programa “Mais MT Muxirum” ajuda erradicar analfabetismo em Aripuanã
Compartilhe:
Neste ano, a Prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Programa “Mais MT Muxirum”, que tem como desafio erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos no Estado de Mato Grosso nos próximos cinco anos.
O trabalho foi bastante produtivo, já que nesta primeira etapa o programa está com 13 turmas, somando 109 alunos em diferentes localidades do município, como Conselvan, Lontra e comunidade de São Lourenço, localizada à margem do Rio Guariba, cerca de 220 quilômetros da cidade.
Na última semana, a Prefeita Seluir Peixer Reghin recebeu em seu gabinete a visita da coordenadora Estadual do Programa Mais MT Muxirum, Rita de Cássia Contin, que fez um balanço bastante produtivo sobre os esforços do município em abraçar esse projeto na luta contra o analfabetismo.
Silvia Esteves Grapiuna, Coordenadora Municipal do Programa Mais MT Muxirum em Aripuanã, agradeceu o envolvimento de toda comunidade que foi essencial para que o programa fosse realizado de forma eficaz. “Parabenizo todas aquelas pessoas que tinham o desejo de melhorar seu processo de leitura, seu vocabulário e vieram participar do programa. Esse também é um objetivo dos gestores que buscam beneficiar as pessoas que tem essa carência, a participação das pessoas é muito importante para o processo de erradicação do analfabetismo no nosso município”, explicou Silvia.
Com a ajuda da Professora Antônia, seu Abdias Gonçalves da Silva, morador do Lontra, conseguiu realizar um desejo antigo. “Para mim este programa está sendo muito importante, porque hoje eu consegui assinar meu nome, tirar todos meus documentos e escrever o nome da minha mãe, coisa que eu nunca tinha feito na vida. Eu já tive a oportunidade de estudar, mas preferi trabalhar, lutar pelo pão de cada dia. Hoje, 52 anos depois, tive essa oportunidade que achei muito produtiva. Agora não dependo mais dos outros, posso assinar o recibo do meu trabalho e comprar coisas nas lojas sem precisar que outras pessoas fossem lá assinar. Dei um passo a mais na minha vida”, ressaltou seu Abdias.