Concursos
Estudantes do Projeto Superação Pré-Enem falam da preparação para as provas
Compartilhe:
A cada aula mais um passo para alcançar um sonho. É assim que Ana Paula Ferreira Dias, de 22 anos, aluna do Projeto Superação Pré-Enem, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, encara a rotina de estudos, muitas vezes levando junto a filha de três anos.
Ana faz parte de uma das quatro turmas que juntas somam cerca de 400 alunos ativos no projeto que já teve mais de 3 mil estudantes aprovados em instituições de ensino superior desde a sua criação em 2008.
Ana Paula encara rotina de estudos na companhia da filhaA meta dela é garantir uma vaga no curso de química através de uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece em novembro desse ano. Para isso, Ana Paula sabe que sacrifícios são necessários.
“Eu cheguei até o projeto através da internet e vi uma oportunidade. Quero aprender de tudo para chegar no Enem e tirar uma nota boa. Trazer minha filha é tranquilo, os colegas e os professores gostam dela e é a única forma de frequentar as aulas do curso que é gratuito. Estou ansiosa pela prova, mas aqui a gente se prepara bem para isso”, disse a estudante.
Já Alda Coutinho, de 49 anos, voltou à sala de aula depois de mais de 20 anos. Entre as motivações para a atendente de lanchonete frequentar o projeto, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Voo da Juriti no bairro JK, está a colega de classe, a própria filha Eduarda Coutinho, de 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio e que está prestes a realizar a primeira tentativa de ingresso no ensino superior.
“Eu iniciei sem a certeza de que iria continuar. Consegui aprender até física que não aprendi no Ensino Médio. Os professores são ótimos. Eu dou muita força para que ela (filha) estude e hoje penso que nunca é tarde para voltar a estudar. Vou ser professora de História”, confessou Alda.
Eduarda exalta esforço da mãe Alda para retornar aos estudosJá para a filha, o fato de a mãe trabalhar durante o dia todo e ainda encarar as aulas noturnas é mais do que uma inspiração. “Ela que me deu apoio, que me incentivou a fazer esse curso. Eu acho ela incrível, ela estudando junto comigo mesmo trabalhando muito e a gente ainda estuda em casa, uma ajudando a outra”, comentou a jovem.
Esta é a segunda edição do projeto durante o ano de 2022. As aulas das turmas do segundo semestre iniciaram no dia 25 de julho e devem encerrar no dia 18 de novembro. Na grade curricular, aulas de todas as áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.
“É de fato um projeto de superação, pois são pessoas que trabalham o dia todo, estudam e, ainda, enfrentam horas de estudo noturno. Temos uma programação de aulões aos sábados, normalmente no Teatro Banzeiros, reunindo os quatro polos, além dos simulados aos domingos, assim como no Enem. Aqui temos professores da rede pública e professores voluntários, inclusive ex-alunos. É muito simbólico”, explicou a coordenadora do projeto, Rose Vital.
As provas do Enem 2022 estão previstas para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)