Porto Velho
Em dois meses, cerca de 170 focos de queimadas são notificados em Porto Velho; saiba como denunciar
Compartilhe:
Nos dois últimos meses a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) recebeu cerca de 170 denúncias de focos de queimadas em Porto Velho.
Essas irregularidades podem ser denunciadas por toda a população através dos telefones 0800-647-1320 e (69) 98423-4092, que é WhatsApp.
Além dos problemas ao meio ambiente, a fumaça proveniente das queimadas afeta a saúde dos moradores da capital, aumentando a demanda de atendimentos médicos, segundo a prefeitura.
Entre as principais doenças que podem ser agravadas no período seco estão: asma, conjuntivite, bronquite, causando também casos de irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar e nariz entupido.
Onde buscar atendimento?
Segundo a Prefeitura de Porto Velho, em caso de sintomas leves, a orientação é que o paciente busque ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em casos mais graves, como insuficiência respiratória, a recomendação é procurar as Unidades de Pronto Atendimento (Upas).
Veja dicas para evitar incêndios
- na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter sua área limpa, com pouca ou nenhuma vegetação;
- não use o fogo como agente de limpeza;
- não queime lixo, folhagens e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação;
- não lance”bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade, devido à baixa umidade do período de estiagem;
- não jogue lixo ou resíduos em terrenos baldios, praça, ruas, calçadas e margem de córregos pois aumentam o risco de queimadas, além de causar muitos outros danos ao meio ambiente e à população;
- não solte balões (é crime);
- não faça fogueiras indevidas.
G1