Rondônia
Após prender sete pessoas por extrair madeira em Terra Indígena, PF inutiliza material usado nos crimes ambientais em RO
Compartilhe:
Equipamentos utilizados em crimes ambientais, principalmente na extração ilegal de madeira, foram inutilizados pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (15) durante operação na Terra Indígena (TI) Tubarão Latundê, localizada em Chupinguaia (RO), região sul do estado.
De acordo com a PF, as investigações sobre o esquema de extração de recursos naturais, dentro da TI, começaram a partir da prisão em flagrante de sete pessoas que estavam retirando a madeira ilegalmente na área.
Os agentes descobriram um esquema em que os suspeitos retiravam a madeira ilegalmente e transportavam para fora da área de preservação. O caso deve continuar sendo investigado pela delegacia da Polícia Federal em Vilhena (RO).
PF inutiliza produtos utilizados em extração ilegal de madeira em RO — Foto: PF/Divulgação
Madeiras eram extraída ilegalmente em TI e transportadas — Foto: PF/Divulgação
TI Tubarão Latundê
De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), a área da TI Tubarão Latundê tem aproximadamente 117 hectares e fica no município de Chupinguaia. No local vivem cerca de 190 indígenas de três etnias: Aikanã , Kwaza e Nambikwara.
A área, que fica em área de fronteira, é alvo de ameaças de exploração de recursos, principalmente de madeira e garimpo.
Área da TI Tubarão Latundê — Foto: ISA/Maps/Reprodução
G1