Uncategorized
Duas unidades de saúde passam a atender até às 22h em Sinop (MT) após aumento de casos de Covid
Compartilhe:
A partir deste segunda-feira (11), as duas unidades básicas de saúde de Sinop, no norte do estado, passarão a atender no período noturno, em horário estendido, até às 22h, pacientes com sintomas gripais e suspeitas de Covid-19.
A medida foi tomada após o aumento de casos de Covid no estado. As unidades Ibirapuera e Maria Vindilina II funcionarão também das 18h às 22h, de segunda à sexta-feira.
A mudança não altera a rotina de atendimentos das duas unidades durante o horário comercial. Também não altera a rotina de atendimentos das demais unidades de saúde, que seguem prestando os serviços à população em relação aos programas de saúde da família e atendimentos a sintomas gripais no horário tradicional, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O horário estendido nas duas unidades será mantido por tempo indeterminado. Aos sábados, domingos e feriados, a Policlínica Meninos Jesus e a Unidade de Pronto Atendimento seguem como referência para atendimento das pessoas com sintomas gripais e suspeita de Covid-19.
Recomendação
A Secretaria de Saúde de Sinop reforça a recomendação do uso de máscara pela população dentro das unidades de saúde, em locais fechados e com aglomeração, por pessoas com 60 anos ou mais e que tenham alguma comorbidade, em pessoas que apresentem sintomas gripais, além de reforçar a recomendação da manutenção das medidas de biossegurança como higienização frequente das mãos e distanciamento social, considerando a última reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), da Secretaria de Estado de Saúde, que analisou os aumentos dos casos de Covid-19 no Estado e o potencial risco de elevação das internações em decorrência da doença e que resultou nas recomendações a serem adotadas pelos municípios.
Outra informação importante emitida pela Secretaria de Saúde é sobre a realização das testagens rápidas, que são feitas apenas em pacientes que estejam até o 7º dia de sintomas, como febre, tosse, dor de cabeça e cansaço em excesso, por exemplo.
Dados
Segundo a SES, desde o início da pandemia até o momento, foram registrados 35,6 mil casos confirmados de Covid-19 e 495 mortes em decorrência da doença.
G1