Medicina
Quatro dicas para aliviar a dor de dente
Compartilhe:
A dor de dente é um sintoma democrático: pode atingir qualquer um de nós, a qualquer momento, e sem aviso prévio. Os motivos são variados e vão desde uma inflamação na boca até por sujeira acumulada na gengiva. Quando a dor chega, tudo que queremos é acabar logo com esse incômodo, porém, nem sempre é possível consultar um dentista imediatamente.
Como lidar com uma dor de dente que apareceu no meio da noite ou durante o fim de semana? Alguns truques podem ajudar a amenizar a dor enquanto o profissional da saúde não é consultado.
Vale lembrar que somente um dentista pode indicar o que fazer após a infecção ser identificada, os tratamentos dependem da profundidade e extensão da lesão e podem variar entre um canal e até a extração do dente. No entanto, se a dor estiver incomodando muito, é possível adotar alguns procedimentos. Veja:
– Aplique gelo (não diretamente) na bochecha do lado inflamado durante 20 minutos. A temperatura fria ajuda a comprimir os vasos sanguíneos e, como consequência, ameniza a dor.
– Faça bochechos com água morna e sal para garantir que nenhum alimento ficou na região. Mas cuidado: faça calmamente o bochecho para não machucar mais o lugar inflamado. Use uma escova de dente macia e não passe fio dental na região.
– Uma escova nova e macia pode ser a solução para seu incômodo bucal. Quem sabe apenas a troca do objeto resolva, já que após um tempo a escova fica dura e pode estar lesionando sua gengiva.
– Após um profissional identificar que você está com um “dente inflamado”, possivelmente será indicado um analgésico que ajuda muito no alívio da dor. Em hipótese alguma tome medicação sem prescrição médica.
Terra.com.br