Internacional
Eslováquia aterra jatos MiG-29 como preparativo para transferência à Ucrânia
Compartilhe:
A Eslováquia parece estar se preparando para transferir seus jatos MiG-29 para a Ucrânia, pois anunciou o aterramento de suas aeronaves da era soviética, já que a Polônia se prontificou a proteger seu espaço aéreo.
Se a transferência do MiG-29 ocorrer, Kiev receberá uma injeção muito necessária para combater a superioridade aérea da Rússia. Moscou lançou 240 missões aéreas na noite de 4 de maio, entregando bombas e mísseis a alvos de infraestrutura ucranianos, disse uma autoridade do Pentágono durante uma entrevista coletiva a repórteres ontem.
O anúncio da transferência dos jatos foi feito quando o ministro da Defesa eslovaco, Jaroslav Nad, recebeu o ministro polonês da Defesa Nacional Mariusz Blaszczak no Ministério da Defesa em uma cerimônia militar completa em 29 de abril.
Assim que a frota de caças MiG-29 da Força Aérea Eslovaca for aterrada, a Polônia estará pronta para proteger o espaço aéreo da Eslováquia, com a confirmação disso pelo lado polonês, disse um comunicado do Ministério de Defesa eslovaco.
“Estou muito satisfeito que, uma vez que as medidas legislativas nas quais começaremos a trabalhar imediatamente forem implementadas, a Polônia cuidará da segurança de nosso espaço aéreo até que os caças F-16 encomendados cheguem à Eslováquia dos EUA”, disse o ministro Nad, observando que o objetivo principal é ter aeronaves polonesas operando a partir de uma base polonesa. Graças à sua proximidade com a Eslováquia, esta solução tem uma vantagem geográfica.
A declaração do ministro não esclareceu a posição da Eslováquia sobre a transferência de suas aeronaves MiG-29 para a Ucrânia.
Em 26 de abril, durante o evento do Grupo Consultivo de Segurança da Ucrânia na Base Aérea de Ramstein, Alemanha, o Ministro da Defesa da Eslováquia anunciou a intenção de seu país de transferir seu sistema de defesa aérea S-300 e a possível venda dos obuses autopropulsados ??Zuzana 2 (SpGHs) da Eslováquia para a Ucrânia.
Ele disse ainda: “A República Eslovaca ainda possui diferentes equipamentos militares de origem soviética, que oferecem opções para dar suporte oportuno à Ucrânia”.
Cavol.com.br