Agronegócios
Programa Aplique Bem completa 15 anos de treinamentos gratuitos para produtores rurais sobre uso correto e seguro de defensivos agrícolas
Compartilhe:
Desde 2007, a iniciativa já treinou mais de 76 mil pessoas em todo o Brasil e sua metodologia foi exportada para sete países.
O programa Aplique Bem, parceria público-privada do Instituto Agronômico (IAC) e da UPL, completa 15 anos com o treinamento de 76 mil agricultores, técnicos e trabalhadores rurais para o uso correto de insumos agrícolas, tornando a atividade mais segura para os produtores, o meio ambiente e a sociedade.
“É um orgulho para a UPL ser parceira dessa iniciativa fantástica, que leva boas práticas e conhecimento ao campo, fazendo com que os aplicadores de defensivos utilizem as tecnologias da melhor maneira possível e racionalizem o uso dos insumos. Com isso, contribuímos para uma produção de alimentos mais segura e responsável e com maior qualidade, além de otimizar os gastos com a lavoura e proteger os trabalhadores e o ambiente”, destaca Rogério Castro, CEO da UPL Brasil.
“Há mais de uma década, UPL e IAC tiveram visão de futuro ao colocar em prática o Aplique Bem, para treinar os aplicadores de defensivos agrícolas do Brasil. Prova dessa importância é que o recente decreto federal determinou o treinamento obrigatório para os aplicadores. O Aplique Bem é um bom exemplo a ser seguido e em 15 anos tem números para mostrar sua contribuição para o país”, diz Castro.
O primeiro treinamento do Aplique Bem aconteceu em 11 de setembro de 2007, na cidade de São Gotardo (MG). De lá para cá, foram mais de 4 mil cursos realizados em mais de 1 mil municípios de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os resultados do programa chamaram a atenção de sete países, que importaram a ideia: Burkina Faso, Colômbia, Costa do Marfim, Gana, México, República de Mali e Vietnã.
“Para realizar o Aplique Bem, contamos com cinco laboratórios itinerantes, os ‘Tech Móveis’. Quatro deles percorrem o território nacional, enquanto um veículo destina-se ao circuito das frutas do interior de São Paulo. Em cada treinamento, reunimos cerca de 20 trabalhadores rurais para explicar em detalhes o processo de uso seguro e correto dos insumos agrícolas”, explica Liria Hosoe, diretora de registros e relações públicas governamentais da UPL Brasil.
“As turmas sempre em número reduzido representam uma estratégia para não comprometer a qualidade do conteúdo”, assinala o doutor em agronomia Hamilton Ramos, pesquisador do IAC e coordenador do Aplique Bem. “A receita é simples: ao invés de levar os agricultores e funcionários das propriedades rurais para a sala de aula, levamos a sala de aula até eles. Esse modelo de treinamento não só atrai a participação dos trabalhadores como permite a prática para melhor fixação do aprendizado. E os benefícios são de todos.”
Benefícios e pioneirismo
Os benefícios do programa Aplique Bem vão além da aplicação correta dos defensivos agrícolas, explica a gerente de Stewardship da UPL Brasil, Cláudia Barreto. “Os trabalhadores bem treinados utilizam os equipamentos de proteção individual (EPI) de forma correta e fazem as aplicações adequadamente, inclusive com as máquinas de aplicação bem reguladas”, salienta.
“Com a melhoria dos processos de aplicação, toda a cadeia da produção de alimentos é beneficiada: o agricultor tem economia de defensivos agrícolas, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores são preservados, o meio ambiente não é afetado e os consumidores recebem alimentos de qualidade”, enfatiza Cláudia. Com o Aplique Bem, UPL e IAC também apoiam os agricultores na conquista de certificações internacionais de boas práticas agrícolas.
Pioneirismo e reconhecimento
O Aplique Bem também foi pioneiro no Brasil na adoção e na validação da norma internacional ISO 16.122, para avaliação da qualidade dos pulverizadores em uso no país. O programa foi o primeiro a adotar essa normativa, de 2015. Todo esse trabalho cuidadoso oferecido de forma gratuita para os agricultores tem sido reconhecido, inclusive pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Em fevereiro de 2022, o comitê gestor do Selo Agro Mais Integridade, do MAPA, selecionou o Aplique Bem como um dos três exemplos de melhores boas práticas do país na categoria Responsabilidade Social.
“A UPL está focada em reimaginar a sustentabilidade. E muito desse compromisso passa pela implementação de boas práticas. O Aplique Bem desempenha papel fundamental nesse sentido, o que é uma honra para nós”, finaliza o CEO, Rogério Castro.
Comemoração de aniversário
Os 15 anos do programa Aplique Bem serão celebrados durante a Agrishow, o principal evento do agronegócio brasileiro, que acontece entre 25 e 29 de abril em Ribeirão Preto (SP). A comemoração, no dia 28 de abril, às 17 horas, terá representantes do IAC, UPL e o secretário em exercício de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, entre especialistas e demais autoridades.
Sobre a UPL
A UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 5,2 bilhões. Somos uma empresa orientada por um propósito. Através do OpenAgR, estamos focados em facilitar o progresso de toda a cadeia de produção agrícola. Estamos construindo uma rede de conexões que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como a indústria pensa e trabalha, de forma inovadora, aberta a novas ideias e novas soluções, enquanto atuamos fortemente em direção à nossa missão de tornar todo alimento mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em produtos biológicos e soluções tradicionais de proteção de cultivos, com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, com mais de 10.000 colaboradores globalmente. Para mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções para toda a cadeia de produção de alimentos, desde o tratamento de sementes até a mesa do consumidor, incluindo serviços e tecnologias digitais, visite upl-ltd.com/br/ e siga a UPL no LinkedIn, Instagram e Facebook.
Texto Comunicação