Porto Velho
Saiba onde emitir Carteira Municipal do Autista em Porto Velho
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A Prefeitura de Porto Velho lançou oficialmente a Carteira Municipal de Identificação do Autista nesta quarta-feira (30). O documento pode ser solicitado gratuitamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A emissão da carteira é possível através de uma lei publicada em agosto de 2021. Segundo a prefeitura, o serviço deve contribuir para preencher o banco de dados de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
A principal expectativa é que ela ajude a ampliar o acesso aos serviços públicos como:
- Mais vagas de estacionamento prioritário
- Reconhecimento do atendimento preferencial nas unidades públicas e locais públicos
- Atendimentos preferenciais nos supermercados e empresas evitando constrangimentos
O serviço é oferecido para os moradores de Porto Velho, mas quem está apenas de passagem pela capital também pode comparecer em um ponto de atendimento para solicitar uma carteira.
Segundo a prefeitura, a carteirinha possui um QR Code que dá acesso a todos os requisitos da legislação e garante segurança, pois impede que ela seja fraudada.
Documentos necessários:
Requerente (pais, responsáveis ou representantes legais)
- Nome completo
- Documento de identificação civil
- Endereço Residencial
- Telefone e e-mail do requerente ou do cuidador
Beneficiado
- Nome completo
- Filiação
- Documento de identificação civil
- Foto 3 x 4
- Data de nascimento
- Laudo Médico com CID
Caso a pessoa com Transtorno do Espectro Autista seja imigrante e tenha visto temporário ou de autorização de residência, residente fronteiriço, ou solicitante de refúgio, podem ser apresentados os seguintes documentos.
- Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE)
- Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM)
G1.globo.com