Acre
Presidente do Incra elogia parceria com o governo do Acre na entrega de mais de 500 títulos de terra
Compartilhe:
Em reunião com o presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo Filho, na manhã desta terça-feira, 15, em Brasília, o governador Gladson Cameli, junto com uma equipe do governo, agradeceu a parceria “bastante produtiva” entre o órgão federal e o governo do Estado na regularização fundiária, o que é da máxima importância para o desenvolvimento agrícola do Acre.
Gladson Cameli, que estava acompanhado pelo presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Alírio Wanderley; o chefe da Representação do Acre em Brasília (Repac) Ricardo França; o secretário de Estado da Produção e Agronegócio, José Aristides Junqueira; e Marta Azevedo, diretora técnica do Iteracre, além de diretores do Incra, reafirmou que a prova do valor dessa parceria é a previsão de entrega de mais de 500 títulos de propriedade aos produtores rurais do Acre, na próxima sexta-feira, 18.
Cameli também ressaltou o empenho do governo federal, por intermédio do Incra, na titulação das propriedades rurais no Brasil. “Temos acompanhado o trabalho do governo federal na titulação de terras, e é com satisfação que vemos que em menos de quatro anos a titulação já ultrapassou o que foi feito nos 20 anos anteriores ao governo Bolsonaro. Estamos hoje, no Brasil, perto dos 200 mil títulos expedidos, o que dá segurança para o pequeno agricultor crescer com segurança”, salientou.
Geraldo Melo ressaltou o trabalho realizado entre o órgão federal e o Estado no trabalho de concessão dos títulos de terra. De acordo com ele, o apoio financeiro do governo do Acre no desenvolvimento dos processos tornou possível essa entrega de títulos, que deverá ter continuidade com o trabalho conjunto entre o Estado e a União.
Núcleo do setor de cadastro
Segundo o presidente do Iteracre, o trabalho em conjunto com o Incra tem dado resultado, como esses 500 títulos a serem entregues. Wanderley vê com otimismo a criação do núcleo do setor de cadastro do Incra nas dependências do Iteracre.
Por meio de um termo de cooperação entre os órgãos, a medida trará inúmeros benefícios, entre eles a agilização de outros processos, tais como os de 16 glebas e seringais que dependem de liberação do código do Sistema Nacional de Cadastro Rural e dois polos agroflorestais que dependem de certificação do Cadastro de Imóveis Rurais.
Agencia.ac.gov.br