Mato Grosso
Mato Grosso chega a nível crítico na ocupação das UTIs Covid, aponta boletim da Fiocruz
Compartilhe:
Uma nota técnica divulgada pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, que analisa o cenário da pandemia no país, nessa quinta-feira (3), classificou Mato Grosso como nível crítico na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19.
Atualmente, há 50 leitos disponíveis para atendimento de pessoas infectadas pelo coronavírus no estado.
Os dados do monitoramento mostram que Mato Grosso, entre 23 de agosto de 2021 e 10 de janeiro deste ano, estava com baixa ocupação nos leitos de UTI Covid.
A nota técnica também considerou o aumento no número de leitos disponibilizados. Conforme o documento, de 201 leitos de UTI Covid, Mato Grosso passou para 257.
Cuiabá está entre as 13 capitais que estão na zona de alerta crítico na ocupação dos leitos. Na cidade, 92% dos leitos de UTI reservados para Covid estão ocupados.
Taxa de ocupação (%) de leitos de UTI Covid-19 para adultos (boletim de 03/02/22) — Foto: Fiocruz
Aumento de internações
Um levantamento do g1 mostrou que as internações por Covid cresceram 260% em um mês em estado. No período entre 3 de janeiro até essa quinta-feira (3), 635 pacientes foram internados em UTI e enfermarias exclusivas para pacientes com o novo coronavírus.
De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no dia 3 de janeiro, o estado tinha 244 pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) e, nesta quinta-feira (3), são 879.
G1.globo.com