Conectado por

Acre

Com aumento de casos de gripe, Rio Branco abre Uraps para atendimento médico e distribuição de remédios


Compartilhe:

Publicado por

em

Com aumento de casos de síndrome gripal, a prefeitura de Rio Branco decidiu abrir nesta segunda-feira (27) seis unidades de saúde para atender a população com entrega de medicações e também atendimento médico e vacinação contra a Influenza.

Do total de seis unidades, quatro estão com profissional médico e as demais estão apenas com vacinação e entrega de remédios. Segundo a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, quem tiver com sintomas de Covid pode fazer teste na Urap Eduardo Assmar.

Leia também:

“Vamos estar com médico, dispensação de medicação e também a medicação intravenosa. Não será atendimento de rotina, estamos atendendo uma demanda específica de síndrome gripal nesse momento, tanto hoje [segunda, 27], quanto amanhã [terça, 28] no feriado. Na quarta-feira [29] todas as Uraps voltam à rotina normal de atendimento médico e todas as demais ofertas de serviço”, disse a secretária.

Unidades abertas:

  • Urap Eduardo Assmar – tem médico e vai ter vacinação contra Covid-19 e Influenza
  • Urap Vila Ivonete – não tem médico e vai ter vacinação contra Covid-19 e Influenza
  • Urap Cláudia Vitorino – tem médico e vacinação somente contra Influenza
  • Urap Hidalgo de Lima – tem médico e vacinação somente contra Influenza
  • Urap Barral y Barral – tem médico e vacinação somente contra Influenza
  • Urap São Francisco – não tem médico e vai ter vacinação somente contra Influenza

 

Ramal do Quixadá, Adelcino Santos, de 47 anos foi até a Urap São Francisco em busca de atendimento médico, mas foi informado que não tinha profissional na unidade. “Devido à gripe e tosse vim em busca de médico, não consigo nem dormir, não sabia que não tinha médico aqui. Vou ver se consigo algum remédio.”

UPAs também apresentam aumento na procura por atendimento de casos de gripe — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

UPAs também apresentam aumento na procura por atendimento de casos de gripe — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Busca por atendimento em UPAs

 

A situação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco também é complicada por conta do aumento dos casos de gripe. O jovem Mateus Lima contou que foi no domingo (26) até a UPA do bairro da Sobral, mas não conseguiu atendimento e voltou nesta segunda (27).

“Ontem eu estava com meu pai e ficamos aqui até meia-noite e meia esperando e quando chegou a madrugada, eles informaram que iam atender somente pessoas com classificação laranja e amarela. Então, voltei hoje para ver se consigo ser atendido. Estou com gripe, com maxilar inchado, porque quando pego gripe meu ouvido inflama muito. Não estou conseguindo nem escultar de um lado, tive febre, não consegui nem comer e nem dormir”, disse o jovem.

A doméstica Aldenize do Carmo também procurou a UPA nesta segunda com sintomas fortes de gripe. “Estou com febre, dor de cabeça, corpo dolorido e diarreia. Cheguei aqui 7h, me chamaram para fazer a classificação e estou esperando para ser atendida pelo médico. Meu filho de 8 meses também estão com os mesmos sintomas, não trouxe ele porque não aguentei. Estou assim desde ontem [domingo, 26]”, disse.

G1.globo.com

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com