Acre
Rio Branco começa a aplicar dose de reforço contra Covid com intervalo reduzido de 5 para 4 meses
Compartilhe:
A Saúde de Rio Branco começou, nesta segunda-feira (20), a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 com redução do intervalo mínimo necessário de quatro meses. Antes, esse período era de cinco meses após a segunda dose (ou da dose única, para quem tomou a vacina da Janssen).
A mudança ocorre após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar no sábado (18) a redução desse intervalo mínimo. O objetivo é ampliar a proteção contra a variante Ômicron, já que o reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, segundo informou.
A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, em entrevista à Rede Amazônica, disse que o intervalo reduzido já está valendo na capital acreana.
“Todas as pessoas que estão com o esquema completo e estão há quatro meses após a segunda dose podem se dirigir a uma de nossas unidades que será plicada essa dose de reforço”, disse.
A dose de reforço é aplicada em Rio Branco para pessoas com idade acima de 18 anos.
“Então, estamos vacinando com a dose de reforço em todas as Uraps e também no mutirão, que estamos com ele em vários bairros da cidade, fazendo casa a casa na zona rural. Então, todas essas ações estamos levando a 1ª, 2ª e reforço e da influenza também está disponível nas unidades e é importante que a população procure, porque estamos sofrendo com casos de gripe”, acrescentou.
Socorro alerta que quem tomou a segunda dose, ao procurar a dose de reforço, precisa apresentar a carteira de vacina.
“Todas as pessoas que iniciaram o esquema receberam a carteirinha e quando voltaram para a segunda, nós transcrevemos do sistema e vacinamos. Agora, para a dose de reforço tem que ter essa carteira. Só pode fazer com a carteira em mãos porque o sistema não voltou ainda à normalidade”, pontuou.
Megaoperação
Na terça (14), para tentar melhorar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Rio Branco lançou uma megaoperação de vacinação. São mais de 120 profissionais de saúde e nove vans que estão em pontos da capital levando todas as vacinas do calendário vacinal, incluindo o imunizante contra a Covid-19.
A ação faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Programa Nacional de Imunização Estadual (PNI-AC) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco.
A previsão é que o mutirão seja realizado por 10 dias, podendo ser prorrogado por mais cinco dias.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.021.379 doses na população até esta quinta (9), data da última atualização. Das doses, 566.240 pessoas tomaram a primeira dose, 420.673 a segunda, 12.193 a dose única e 18.411 a de reforço.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.
Colaborou Ana Paula Xavier, da Rede Amazônica Acre
G1.globo.com