Variedades
Frutinhas venenosas: conheça 5 tipos para tomar muito cuidado
Compartilhe:
As plantas são opções mais que especiais para decorar a casa, bem como para deixar o espaço mais arejado, perfumado e íntimo. No entanto, nem todos os tipos são indicados para o cultivo em casa, pois podem ser prejudiciais e danosos à saúde dos moradores, incluindo as crianças e os pets. Assim sendo, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go separou hoje, 01 de dezembro de 2021, 5 tipos de frutinhas venenosas para você ficar bem longe; confira!
5 tipos de frutinhas venenosas para ficar longe
Bonitas, reluzentes e com cores chamativas, algumas frutinhas são venenosas e oferecem um grande risco aos pets e também às crianças, que são curiosas por natureza.
Desse modo, confira 5 tipos de frutinhas venenosas para ficar longe e ter bastante cuidado!
1. Azevinho
O azevinho é uma planta super utilizada na decoração natalina. Além disso, muita gente acaba usando a planta para tratar alguns problemas, como cólicas.
No entanto esse hábito deve ser deixado de lado, pois a planta é altamente tóxica e suas frutinhas são venenosas.
O consumo delas, portanto, pode causar vômito, diarreia e até óbito, caso a ingestão dos frutos seja muito alta, algo em torno de 20 frutinhas.
2. Olho de Boneca
Com esse nome e frutinhas doces, essa planta é um verdadeiro perigo para as crianças. Além de serem altamente venenosas, os frutos são atrativos e com certeza vão despertar a curiosidade nos pequenos.
Eles podem causar uma morte rápida ou deixar a pessoa completamente sedada. Por isso, se você percebeu que a sua criança pegou um frutinho branco com um pontinho preto, leve-a ao médico o mais rápido possível para evitar problemas.
3. Mamona
Você sabia que a mamona é uma das plantas mais venenosas do mundo? Pois bem, ela é tipicamente brasileira e cultivada em muitas casas.
Desse modo, ter uma delas em casa é um risco iminente para as crianças e todas as pessoas, pois as frutinhas venenosas podem causar vômitos, diarreia, dores abdominais e até morte.
4. Trombeta-de-anjo
Nativa da América do Sul e facilmente encontrada em diversas regiões do Brasil, a trombeta de anjo é uma planta bastante utilizada na fabricação de remédios e também em preparos caseiros devido às suas propriedades medicinais.
Possui esse nome por conta do seu formato: o pêndulo da flor, geralmente na cor branca ou amarelada, em algumas variações também pode ter tons rosados.
No entanto, o que muita gente desconhece é o fato da planta ser tóxica e muito venenosa. Além disso, todas as partes da planta podem causar efeitos adversos e muito danosos à saúde.
Isso porque a planta pode causar overdose e fazer com que a pessoa que ingeriu ou fez o manuseio de forma incorreta morra ou sofra de paralisia dos músculos lisos, bem como apresente taquicardia, confusão, midríase, alucinações visuais e auditivas.
5. Teixo
Outra planta bastante tóxica e que pode matar um homem com apenas 50 gramas ingeridas é o teixo. Os sintomas da intoxicação são tremor muscular, dificuldade para respirar, convulsão, desmaio, parada cardíaca e uma série de outros efeitos maléficos à saúde.
Folhago.com.br