Conectado por

Medicina

Como tratar a anemia infantil?


Compartilhe:

Publicado por

em

Por: Criz Campos

A anemia é uma doença comum na fase adulta, mas também pode atingir as crianças. Esse é um problema que muitos pais e responsáveis não sabem e acabam não buscando tratamento para a anemia infantil, por isso vamos explicar como tratar a anemia dos pequenos.

O que é?

Anemia é uma baixa concentração de hemoglobina, proteína presente nas células sanguíneas. Ela é super importante porque também ajuda no transporte do oxigênio pelo corpo.

Atenção!

Muita gente sabe que está com anemia, mas não dá muita importância para isso. É preciso mudar essa percepção porque conviver com anemia por muito tempo pode prejudicar o desenvolvimento e a qualidade de vida.

Anemia X Infância

A anemia nas crianças é preocupante porque elas ainda estão se desenvolvendo e precisam de energia para isso. A baixa concentração de hemoglobina no sangue, resulta na baixa quantidade de oxigênio, o que consequentemente afeta a rotina do dia a dia com baixo rendimento.

Causas:

– Deficiência de ferro

– Deficiência de vitamina B12

– Falta de vitamina B9

– Doenças

– Infecções

– Genética

– Sangramento intenso

“Durante os primeiros meses, há passagem de ferro pela placenta, durante a gestação e na amamentação, mas depois há necessidade de suplementação. A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que se faça a suplementação de ferro em crianças até uns dois meses de idade”, explica a pediatra Kelly Oliveira.

Sintomas:

– Sono excessivo

– Cansaço constante

– Falta de apetite

– Falta de ar

– Dificuldade de aprender

Fazer um acompanhamento de rotina é a melhor forma de prevenir doenças e cuidar da saúde do seu bebê.

Tratamento

O tratamento depende da causa da anemia, no tipo mais comum, que é a anemia por deficiência de ferro, o tratamento é a suplementação de ferro, maior ingestão de alimentos que tem ferro, “como por exemplo, as carnes vermelhas, fígado, folhas escuras e também pode se associar o consumo desses alimentos com frutas e alimentos ricos em vitamina C, porque ela ajuda na incorporação de ferro”, destaca a pediatra.

Alimentos ricos em ferro:

– Carne vermelha (especialmente fígado)

– Ovo

– Pão de cevada

– Feijão preto

– Grão de bico

– Soja

– Espinafre

– Couve

– Rúcula

– Aveia

– Castanha-do-pará

– Cacau em pó

Consumos que prejudicam a absorção de ferro pelo organismo:

– Leite e derivados

– Bebidas alcóolicas

– Café

– Chocolate

Durante o tratamento da anemia é importante não consumir alimentos ricos em cálcio nas principais refeições (almoço e janta) porque eles diminuem a absorção do ferro.

“Para prevenir a anemia infantil é importante manter o aleitamento materno, fazer consumo de alimentos com bastante ferro e associar o consumo de frutas ricas em vitamina C”, reforça a médica.

Esses cuidados devem fazer parte de todo o tratamento e não excluem a necessidade do uso de medicamentos.

Cuide do seu bebê. Faça o acompanhamento regular com o pediatra e lembre-se: anemia é um problema comum e tem cura.

Fonte: Kelly Oliveira, pediatra.

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com