Acre
Deputado apresenta Projeto de Lei que proíbe uso da linguagem neutra em escolas e editais de concursos no AC
Compartilhe:
Um Projeto de Lei apresentado nesta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), propõe a proibição do uso do pronome neutro em escolas públicas e privadas e editais de concursos públicos do estado. O PL é de autoria do deputado Cadmiel Bomfim (PSDB).
“Recentemente, temos visto movimentos nas redes sociais que procuram manchar a norma culta e promover a utilização da tal ‘linguagem não-binária’, que, para esses movimentos, é utilizada como sendo ‘neutra’, não possuindo um gênero, quer seja masculino ou feminino”, diz a justificativa do PL.
‘Menine’, ‘todxs’, ‘amigues’ são exemplos da linguagem ou dialeto neutro, que é conhecido também como linguagem não-binária. O seu uso passou a ganhar mais visibilidade nos últimos anos para tornar a língua mais inclusiva para pessoas transexuais, travestis, não-binárias ou intersexuais.
Mas, de acordo com o PL apresentado pelo deputado, a linguagem exclui cegos, surdos e disléxicos. O documento ressalta ainda que em outros países a proposta foi rejeitada porque atrapalha o aprendizado dos alunos e prejudica pessoas com deficiência mental e ressalta que o dialeto afasta ainda mais as pessoas, polarizando a sociedade
“Vale dizer que, no Brasil, mais de 40% dos estudantes saem das faculdades com elevado nível de analfabetismo funcional, ou seja, não conseguem compreender o que leem”, acrescenta parte da justificativa.
G1.globo.com