Acre
Após decretar fim do trabalho remoto, governo suspende atendimento em horário corrido nos órgãos públicos do AC
Compartilhe:
Após dois meses de suspender o trabalho remoto, o governo do Acre publicou um novo decreto, nessa quarta-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE) e suspendeu as atividades em horário corrido nos órgão públicos estaduais.
O retorno das atividades presenciais ocorreu no dia 2 de agosto deste ano, porém o horário de atendimento ao público era feito de forma corrida, de 7h30 às 13h30, de segunda-feira a sexta-feira. Já a publicação de quarta extinguiu a restrição de horário de funcionamento.
Conforme a medida, fica mantida a permissão de manutenção do regime de trabalho remoto aos servidores que integrem o grupo de risco e que não foram vacinados com a 2ª dose ou a dose única da vacina contra a COVID-19.
Essa permissão não se aplica aos servidores que se recusarem a ser vacinados, de acordo com o calendário de vacinação e a disponibilidade de vacinas no município de lotação. Mas, somente nos casos de apresentação de laudo médico que comprove a impossibilidade de recebimento da vacina.
Trabalho remoto
O trabalho remoto foi uma das medidas de emergência adotadas pelo governo no enfrentamento do novo coronavírus. Ainda no ano passado, um decreto publicado em março estabelecia isolamento social e suspensão de serviços considerados não essenciais.
Também foi criado o plano ‘Acre sem Covid’ para retomada gradual das atividades no estado, de acordo com as fases de emergência, representados pelas cores vermelha, laranja, amarela ou verde. Atualmente, apenas a regional do Baixo Acre e Purus em está em Nível de Atenção (bandeira amarela), permanecendo, portanto, todas as medidas já em vigor desde a classificação anterior, como: funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais com lotação de 50% da capacidade de público.
Já as regionais Alto Acre e Juruá-Tarauacá-Envira estão no Nível de Cuidado (bandeira verde), na qual o funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais que passam a funcionar com lotação de 80% da capacidade de público.
Covid-19 no Acre
OAcre registra um total 87.924 de casos da Covid-19 desde o início da pandemia e 1.838 mortes pela doença. Pelo menos 85.903 pessoas já receberam alta médica da doença.
O estado tem 14 pacientes internados nos hospitais de referência, dos quais 12 com teste positivo para a Covid.
O Acre está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril de 2020, com uma taxa de incidência de e 9.829 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 205 já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 2%.
Dos 70 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, três estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos se manteve em 4% nesta terça. São 50 leitos em Rio Branco e 20 em Cruzeiro do Sul.
Vacinação
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 811.588 até esta sexta-feira (1º), sendo 528.618 da primeira dose, 270.432 da segunda e 12.054 dose única. Rio Branco aplicou 374 mil doses e Cruzeiro do Sul 105,6 mil.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.
G1.globo.com