Medicina
Pilates para osteoporose: veja como essa prática auxilia no tratamento
Compartilhe:
Com o avanço da idade e o mau autocuidado, os ossos tendem a ficar fragilizados. E esse quadro tem nome: osteoporose. Contudo, há alguns meios eficazes de combater esse contratempo clínico e conquistar mais qualidade de vida. Você deve conhecer os exercícios de pilates para osteoporose e como eles auxiliam no tratamento da doença.
A osteoporose é um quadro em que há a perda de massa óssea e também sua fragilização, deixando os ossos mais porosos. Isso faz com que o risco para fraturas, das menos às mais graves, aconteçam. Por ser silencioso, esse problema é muitas vezes detectado quando a pessoa sofre algum acidente e quebra de ossos.
Para ajudar a se prevenir desse problema, o Sempre Bem preparou este post que explica quais são os benefícios de se praticar o pilates para osteoporose. Confira!
Quais são as causas da osteoporose?
A osteoporose é um quadro que não tem uma causa específica para acontecer. Contudo, há uma série de fatores de risco que aumentam bastante a chance de o problema aparecer.
Veja os demais fatores que influenciam na osteoporose:
- ter mais de 50 anos;
- não praticar atividades físicas;
- não tomar sol com regularidade;
- ter uma má alimentação;
- ter doenças de tireoide;
- ter déficit de cálcio — esta substância forma boa parte da massa dos ossos;
- tabagismo;
- baixa quantidade de vitamina D;
- ingerir bebidas alcoólicas em excesso;
- ter doenças autoimunes como aids e lúpus.
Quais são os sintomas da osteoporose?
A osteoporose é uma doença muito perigosa, pois não mostra sinais aparentes em sua fase inicial e intermediária. Quando o quadro se agrava, a pessoa pode sofrer quedas e graves fraturas, por não ter a mesma firmeza que um esqueleto sadio garante.
Contudo, alguns sinais sutis como a diminuição da estatura, ganhar uma corcunda e ter os ombros bem caídos, mostram uma potencial osteoporose em curso.
Para conferir se há mesmo a perda significativa de massa dos ossos, é preciso fazer um exame de imagem dos ossos. Chamada de densitometria óssea, o procedimento é simples e rápido.
Quais são os benefícios do pilates para osteoporose?
Para conter o avanço da osteoporose, algumas práticas são recomendadas. Uma delas é o pilates, pois o exercício alia o baixo impacto, a manutenção da flexibilidade do corpo e o ganho de tônus muscular.
Juntos, os fatores acima conseguem prevenir que a doença avance, além de entregar mais bem-estar para uma vida plena, especialmente para quem está na terceira idade.
Garante o equilíbrio corporal
O pilates para idosos com osteoporose fortalece pernas, pés, tronco e outros membros, garantindo o equilíbrio do corpo. Isso é fundamental para evitar quedas.
Alivia possíveis dores
Dores causadas por outros males como a fibromialgia ou o sedentarismo são aliviadas com a prática regular de pilates.
Fortalece os ossos
O pilates consegue fortalecer os músculos e, consequentemente, os ossos. Contudo, outros hábitos saudáveis devem ser feitos também, para que os resultados nesse sentido sejam conquistados com mais êxito.
Corrigem a postura
A postura de uma pessoa com osteoporose é alterada. Um dos sinais são os ombros caídos e a coluna envergada. Assim, o pilates para osteoporose reeduca a postura do corpo, ajudando na autoestima e no bem-estar.
Estimulam o tecido mineral ósseo
Os exercícios de pilates para osteoporose, quando bem aplicados e em ritmo gradual, estimulam o tecido mineral ósseo a se remodelar. Dessa forma, essa área do osso que está comprometida por causa da doença volta a se fortalecer, evitando fraturas ósseas.
Pilates e osteoporose: quais exercícios podem ser feitos?
Veja os principais exercícios de pilates para osteoporose que podem ser feitos com o objetivo de reverter o quadro clínico:
- esforços abdominais;
- correção da postura;
- exercícios para os membros inferiores no aparelho de pilates, chamado cadillac;
- ficar em pé no cadillac, para fortalecer o quadril;
- sentar-se na chair — cadeira de pilates — com uma almofada.
Fazer um tratamento de pilates para osteoporose também pode exigir a intervenção de medicamentos e suplementos com vitamina D e cálcio. Esses elementos são cruciais para uma reversão mais rápida do quadro.
Semprebem.paguemenos.com.br