Beleza
Micose na unha: conheça as causas e tratamentos
Compartilhe:
A micose de unha é um problema comum e desagradável que pode afetar pessoas de todas as idades, causando manchas e desconfortos. Trata-se de uma infecção provocada por fungos, e mesmo sendo um caso simples, tem potencial para comprometer o bem-estar.
Nesse sentido, a micose de unha tem início sutil, com pequenos sinais e manchas que podem passar despercebidos em meio a uma rotina acelerada. No entanto, se não houver o devido tratamento, a condição pode evoluir para quadros mais sérios, exigindo atenção especial.
Mas afinal, você sabe o que é a micose de unha? Se deseja entender mais sobre o assunto para ter tratamentos eficazes, está no lugar certo! Continue a leitura deste post e saiba o que significa, as causas e como tratar a micose de unha para evitar riscos e complicações!
O que é a micose na unha?
A micose de unha, ou onicomicose, é uma infecção causada por fungos, que se alimentam da queratina e proteínas presentes nas unhas dos pés e das mãos. Sendo assim, a infecção provoca alterações na cor e forma da unha.
Dessa forma, o processo infeccioso pode passar de uma unha para a outra e tornar os sintomas mais intensos, dificultando o tratamento.
Quais as causas da micose na unha?
A principal causa da micose na unha é o contágio por diversos tipos de fungos, que provocam a infecção. Entretanto, os ambientes quentes e úmidos, como piscinas, saunas, vestiários e outros, formam condições ideais para que fungos se alojem.
Quais os sinais iniciais da micose nas unhas?
Quando a micose se desenvolve nas unhas, é possível notar alguns sinais iniciais como manchas amarelas e unhas quebradiças. Em alguns casos, também há presença de dor ou incômodo, principalmente ao calçar sapatos fechados ao longo do dia.
Sendo assim, notar os sinais iniciais e buscar tratamento precoce é muito importante para evitar a evolução do quadro, que provoca os seguintes sintomas:
sensibilidade nas unhas;
alteração no formato da unha;
mau cheiro;
coceiras;
unhas esbranquiçadas, amareladas ou esverdeadas.
Nesse contexto, os sintomas mais intensos da micose na unha são desagradáveis e causam impactos na rotina, devido ao desconforto, portanto, notar os sinais no início da infecção e procurar medicamentos para tratar é essencial.
Como prevenir a micose de unhas?
A prevenção é imprescindível para cuidar bem da saúde e evitar problemas desagradáveis como a micose na unha. Diante disso, com atitudes simples, adotadas no cotidiano, é possível evitar a ação de fungos, principais causadores do problema.
As principais medidas para prevenir a micose na unha são as seguintes:
mantenha suas unhas cortadas e aparadas;
faça a correta higienização dos seus calçados;
evite compartilhar objetos pessoais;
utilize sapatos de boa qualidade;
tenha atenção em ambientes úmidos e quentes;
utilize meias de algodão que auxiliam a evitar a umidade nos pés;
mantenha uma alimentação saudável para reforçar a imunidade;
higienize bem os pés ao tomar banho.
Quais os principais tratamentos para o problema?
Na maioria das situações, o tratamento para a micose na unha é simples, sendo realizado pela administração de remédios antifúngicos. Os mais utilizados são os vernizes, aplicado diretamente na unha, e em alguns casos mais graves, medicações de uso oral e até intervenções cirúrgicas.
Entretanto, as fórmulas manipuladas são bastante utilizadas para tratamento das micoses. Com a receita em mãos, o paciente deve procurar uma farmácia de manipulação confiável para produzir o medicamento.
Semprebem.paguemenos.com.br