Turismo & Laser
Grutas, cachoeiras e pôr do sol: Misticismo e belezas naturais tornam São Tomé das Letras parada obrigatória
Compartilhe:

Cachoeiras e belezas naturais chamam a atenção em São Tomé das Letras (Foto: Reprodução EPTV)
As belezas naturais e o misticismo fazem de São Tomé das Letras (MG) uma das cidades mais interessantes para ser visitadas no Sul de Minas. O município é a última parada da série “Na Trilha do Frio”, da EPTV.
A equipe de reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, visita cinco cidades da área de cobertura da emissora para mostrar opções de lazer, gastronomia e entretenimento durante o inverno. As reportagens já mostraram atrações em Brotas e Socorro, no interior de São Paulo, e Monte Verde e Gonçalves, no Sul de Minas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/B/J/mb7vMaR7qK7IC6dSnnoA/saotome.jpg)
Ladeira do Amendoim é uma das atrações turísticas de São Tomé das Letras (Foto: Reprodução EPTV)
Um dos pontos que mais chamam a atenção dos turistas em São Tomé das Letras é a Ladeira do Amendoim, que provoca um fenômeno difícil de explicar. Lá, é só parar o carro no ponto certo, desligar o motor e observar ele dar ré sozinho, contrariando a lógica, na subida. Segundo os guias da cidade, um campo magnético de quartzo provoca o fenômeno.
Outra opção é visitar uma gruta toda feita de quartzito, ou a pedra de São Tomé, como é mais conhecida. O ponto alto da visita é apagar as luzes das lanternas e ficar só ouvindo o barulho da água e curtindo a energia do lugar.
Pôr do sol de cima da pirâmide é uma das atrações mais esperadas em São Tomé das Letras (Foto: Reprodução EPTV)
Mas para quem quer mesmo contato com a natureza, existem várias opções de paisagens imperdíveis. No Vale das Borboletas, a cachoeira de água cristalina abriga as pequenas esculturas deixadas pelos turistas. Diz a lenda que é preciso usar as pedras para fazer um montinho e um pedido. Quando desmoronar, o desejo é realizado.
Mas entre grutas e cachoeiras, o que não pode ficar de fora é o alto da pirâmide, de onde dá para acompanhar o pôr do sol e encerrar bem o dia.