Mato Grosso
Criminosos estão usando o nome do programa Nota MT para aplicar golpes pelo WhatsApp, diz Sefaz
Compartilhe:
A Secretaria de Fazenda (Sefaz) recebeu nos últimos dias novas denúncias de golpes usando o Programa Nota MT, por meio de mensagem pelo aplicativo WhatsApp.
Os perfis usam imagens do programa e abordam as vítimas com mensagens de que elas possuem créditos em dinheiro prestes a expirar, além de outro tipo de mensagem que diz que a pessoa foi contemplada com R$ 10 mil ou R$ 50 mil, que coincidem com valores sorteados pelo Nota MT.
Outra observação importante a ser feita sobre esses golpes é que no corpo das mensagens geralmente há um código numérico que eles chamam de “número da sorte” ou “código de liberação”, que podem ser possíveis tentativas de clonar o aplicativo das vítimas.
A coordenadora de Promoção da Educação e Cidadania Fiscal, Ágatha Santana, alerta aos contribuintes cadastrados no Nota MT que a Sefaz não envia mensagens por SMS (programa de mensagens) ou por WhatsApp aos contemplados.
De acordo com ela, o contato realizado pela Sefaz com os ganhadores é por meio do aplicativo do Nota MT e pelo e-mail cadastrado pelo usuário.
Em algumas situações podem ocorrer ligações telefônicas para o telefone celular do ganhador, por ele estar com os dados bancários incompletos ou incorretos, para orientar sobre a regularização das informações. A informação da pendência também é disponibilizada no aplicativo e site.
A Secretaria de Fazenda orienta que em casos de dúvidas, o cidadão entre em contato pelo telefone (65) 3617-2704, de segunda à sexta, dás 08h às 12h e das 13h às 17h ou pelo site ou aplicativo do Nota MT, no campo “envie uma mensagem”.
Ao registrar uma reclamação pelo site ou aplicativo é importante sempre encaminhar o print da tentativa de golpe recebida.
O consumidor também pode fazer um registro de ocorrência junto à Delegacia Fazendária (Defaz). Todas as denúncias de golpes utilizando o nome do Nota MT também são encaminhadas Secretaria de Fazenda para a Defaz para providências.
Para saber se foi um dos contemplados do Nota MT, o consumidor pode acessar o site ou aplicativo com o login e a senha de uso pessoal.
Na opção sorteios é possível acompanhar as datas dos concursos e ainda fazer o download da lista dos ganhadores e dos bilhetes premiados. É nessa página, também, que é informado se a pessoa foi contemplada ou não em um dos sorteios.
G1.globo.com