Conectado por

Saúde

Candidíase: O que é, como prevenir e tratar?


Compartilhe:

Publicado por

em

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans e pode ocorrer em homens e mulheres. “Esse microrganismo é um fungo que inclusive pode ser encontrado naturalmente na flora vaginal de até 20% das mulheres saudáveis e assintomáticas”, explica a ginecologista Nadiejda Nobre.

Na maioria dos casos a candidíase acomete as mulheres e tratamento é um conjunto de ações. “Anatomicamente a genitália feminina é diferente da masculina, sendo a vagina um ambiente mais favorável a proliferação da Cândida devido ser um ambiente mais úmido”, completa a médica.

A candidíase pode ocorrer em mulheres de todas as idades e independente do inicio a vida sexual. Normalmente acomete a região genital, mas também pode aparecer em outros locais, como na boca, conhecida também como sapinho, garganta, pele e unhas, por exemplo.

O diagnóstico da candidíase genital feminina é confirmado pelo médico ginecologista e da masculina, pelo urologista. A confirmação é dada a partir da observação dos sinais e sintomas, além de exames laboratoriais.

Sintomas:

– Coceira

– Ardor

– Secreção

– Inchaço

– Fissura

– Inflamação

– Vermelhidão

– Afta

– Dor na garganta ao engolir

Causas

– Relação sexual sem preservativo

– Diabetes

– Obesidade

– Gravidez

– Roupas íntimas apertadas

– Roupas íntimas de material sintético

– Ficar muito tempo com biquíni, sunga ou maiô molhados

– Baixa imunidade

– Uso constante de antibiótico

Atenção!

Higienizar muitas vezes a região pode ser um problema. “O excesso de higiene altera o pH e flora vaginal facilitando infecções oportunistas e proliferação inadequada da Candida sp”, destaca a ginecologista

Tratamento:

– Cremes locais

– Comprimidos

– Alimentação pobre em açúcar

– Alimentação saudável

Prevenção:

Para prevenir a candidíase, a higiene da região íntima é fundamental e deve ser, de preferência, com sabonete líquido de PH neutro.

– Use, sempre, camisinha, na relação sexual

– Use roupas íntimas de algodão

– Não use absorvente íntimo todos os dias

– Evite roupas muito justas

– Evite usar roupas molhadas por muito tempo

“Inclusive pode dormir sem calcinha. Permitir o equilíbrio da flora vaginal natural adequadamente, sem uso exagerado de produtos. Além disso, manter uma alimentação saudável e combater o estresse”, completa a médica.

Fonte: Nadiejda Nobre, ginecologista.

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com