Conectado por

Porto Velho

Porto Velho foi a 3ª cidade do país com mais focos de calor em julho, diz Inpe


Compartilhe:

Publicado por

em

Porto Velho foi a 3ª cidade do país que mais registrou focos de calor no último mês de julho, segundo dados do programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Nos 31 dias do mês passado, a capital de Rondônia teve 340 focos identificados pelo satélite (cerca de 7,7% de todos os pontos registrados no país).

De acordo com o Inpe, as cinco cidades com mais queimadas no mês passado foram:

  • Lagoa da Confusão (TO): 448 focos
  • Corumbá (MT): 373 focos
  • Porto Velho: 340 focos
  • Formosa do Araguaia (TO): 339 focos
  • Lábrea (AM): 251 focos

Aumento em Porto Velho

Ainda conforme os dados do programa BD Queimadas, a capital de Rondônia registrou um aumento de 167% no número de focos de calor em julho deste ano, se comparado ao mesmo mês de 2020. Em julho do ano passado foram 167 focos em um período de 31 dias.

O número de focos em Porto Velho em julho de 2021 também já é maior do que o registrado em julho de 2019, quando na época foram flagrados 295 ‘aquecimentos’.

Já na comparação entre junho e julho de 2021, o aumento de focos de calor foi 1.689% (saindo de 19 focos para 340 em um mês).

O que são focos de calor?

Segundo o Inpe, o foco de calor é um dado capturado pelos satélites de monitoramento que estão a uma altitude de 700 a 900 km sobre o planeta e os sensores do satélite registram temperaturas acima de 47°C.

Um incêndio ou uma ocorrência podem gerar um ou vários focos de calor, dependendo da extensão da linha de fogo.

G1.globo.com

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com