Economia
Indicador Ipea de Produção Industrial estima avanço de 15,1% em junho
Compartilhe:
Resultado projetado pelo Grupo de Conjuntura do instituto sucede uma queda de 10,9% registrada em maio
O Indicador Ipea Mensal de Produção Industrial divulgado nesta segunda-feira, 23, prevê um crescimento de 15,1% para o resultado da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) referente a junho, na comparação com maio. A PIM-PF é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a junho de 2017, a projeção é de um avanço de 6,9%.
A estimativa calculada para junho sucede uma queda de 10,9% em maio, explicada em grande parte pela greve dos caminhoneiros. Com isso, o desempenho no segundo trimestre de 2018 aponta para um recuo de 2% frente ao período anterior. A análise por indicadores coincidentes da produção industrial mostra que o avanço em junho foi bastante disseminado. A produção total de veículos cresceu 37,1%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e o fluxo de veículos pesados subiu 47% no mês, de acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).
Acesse o Indicador Ipea Mensal de Produção Industrial no blog da Carta de Conjuntura e confira o desempenho dos demais indicadores coincidentes.
Entrevistas podem ser agendadas pelo e-mail ascom@ipea.gov.br
Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.