Geral
Detran-RO inicia modernização de sistema de aplicação de provas teóricas eletrônicas
Compartilhe:
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) está passando por modernizações nos sistemas de todo o Estado para melhorar o atendimento a população e serviços prestados. Entre as novidades, está a aplicação de provas teóricas via tablets, que traz benefícios aos candidatos.
Para que fosse implantado o novo sistema, foram realizados testes no Posto Avançado da Zona Leste com alterações permanentes no número de questões, passando de 40 para 30, onde o participante deverá acertar pelo menos 70%. O sistema faz uma seleção de provas no banco de dados da Autarquia, diminuindo as possibilidades de fraudes durante o exame.
Com a adesão ao sistema, além de substituir os papéis, estima-se que por não ter interferência humana ocorra diminuição dos pedidos de revisão de prova, oferecendo modernidade e agilidade para a aquisição da 1° habilitação.
As autoescolas de Porto Velho receberam treinamentos especiais sobre a prova, a fim de informar os alunos sobre a novidade, que passa acontecer somente com tablets e também receber sugestões dos representantes das CFCs para o aperfeiçoamento do sistema e dificuldades que podem surgir.
Celio Lopes, diretor de habilitação, afirma que os processos de testes das provas eletrônicas foram muito positivos e bem aceitos pela população, por isso a implantação deve acontecer em breve em outros municípios como Ji-Paraná, Ariquemes e Ouro Preto do Oeste.
Para a candidata Maria José Passos, que participou do exame pela segunda vez, a modernização trouxe mais conforto: “a primeira vez que fiz a prova foi no papel, levei cerca de duas horas para terminar, e agora com o tablet eu fiz em uma hora mais ou menos, achei mais prático por não precisar preencher o gabarito e isso ajudou muito.”