Concursos
Enem 2021 sob risco? Inep publica as metas do ano, mas não inclui sua realização
Compartilhe:
Segundo informações do Portal G1, a portaria publicada na última quarta-feira, 11 de maio, traz as metas globais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas não incluiu a aplicação do Enem 2021.
A portaria em questão previu o planejamento e preparação técnica, mas não o exame. Questionada pela reportagem, o Inep se limitou a dizer que “trabalha junto ao MEC para realizar o Enem”.
O documento foi assinado pelo presidente do Instituto, Danilo Dupas Ribeiro, e indica as atividades que serão realizadas entre janeiro e dezembro deste ano.
Enem 2021: nota oficial
Veja, abaixo, a nota enviada pelo Inep à reportagem, sobre a realização do Enem 2021:
- “O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trabalham para realizar o Enem em 2021. O edital referente aos pedidos de isenção da taxa de inscrição já foi inclusive publicado. O sistema será aberto para solicitações de isenção na próxima semana, em 17 de maio.”
Como a própria nota afirma, o edital apenas traz disposições acerca do prazo para isenção das inscrições, mas nada fala sobre a data de realização de provas ou abertura de inscrições.
A assessoria de comunicação do Inep disse ao Portal G1 que não há datas precisas, visto que o órgão está avaliando os cenários da pandemia.
Conforme cita o G1, servidores do Inep dizem que as metas globais seguem o orçamento disponível e que poderá ser revisto mediante liberação de créditos. No entanto, avaliam que a aplicação deveria estar entre essas metas.
Direção Concursos