Amazonas
Amazonas vai pagar R$ 300 a famílias atingidas por cheias
Compartilhe:
O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou nesta quinta-feira (6) que vai dar um auxílio de R$ 300 a famílias atingidas pelas cheias no estado. Cerca de 100 mil pessoas devem receber o benefício, pago em uma parcela única.
De acordo com Lima, o valor será pago por meio de um cartão auxílio, que será distribuído a partir desta sexta-feira (7) em municípios do interior que já decretaram situação de emergência. Entre os primeiros a receber o valor estão os moradores de Anamã, cidade distante 160 quilômetros de Manaus.
Com o cartão, os beneficiados poderão comprar alimentos em estabelecimentos previamente cadastrados pelo governo. Não há necessidade de comparecer a agências bancárias.
Segundo o governador, o estado deve ter a maior enchente dos últimos cem anos e o pico deve ser alcançado no fim de maio.
No Amazonas, 42 municípios já foram afetados pelas cheias, sendo que 25 decretaram emergência, conforme a Defesa Civil.
Cadastramento
O cadastramento das famílias será feito por meio do aplicativo SASI, através de parceria entre os órgãos de Defesa Civil do estado e municípios.
As equipes irão até as casas atingidas pela enchente para fazer o registro dos dados das famílias no aplicativo. No momento do cadastro o beneficiário recebe, de imediato, o cartão do Auxílio Estadual Enchente. Quando as informações forem validadas, as famílias poderão a usar os valores.
G1.globo.com