Acre
Servidores da Educação protestam contra retorno do ano letivo no Acre
Compartilhe:
Um grupo de servidores da Educação fechou a Avenida Brasil, no Centro de Rio Branco, contra o retorno das aulas no Acre. Um assembleia ocorre nesta sexta-feira (7) para discutir uma possível greve da categoria, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). Os manifestantes se reuniram em frente à Casa Civil.
Em nota, assinada também pelo Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado (Sinproacre) e Sindicato dos Técnicos Administrativos de Apoio Administrativo Educacional (Sinate), eles pedem:
- Não ao início do ano letivo de 2021, nem presencial nem remotamente;
- Reposição inflacionária;
- Reestruturação de tabelas com pisos das carreiras ;
- Greve
O governo deve enviar nota ainda nesta quarta.
Aulas no Acre
Cerca de 148 mil alunos da rede pública de ensino do Acre iniciam o ano letivo 2021 no próximo dia 10 de maio. Com o estado em fase de emergência por conta da pandemia da Covid-19, representado pela bandeira vermelha, as aulas vão continuar de forma remota.
A previsão inicial era de que as aulas começariam no dia 3 de maio, mas os professores ainda estão passando por treinamentos e planejamento das aulas e, por isso, o prazo foi adiado.
A maioria das escolas já encerrou as aulas do ano letivo de 2020, mas há ainda algumas instituições da zona rural e indígenas que não conseguiram concluir. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, essas escolas devem trabalhar os dois anos letivos de forma paralela.
G1.gloco.com