Saúde
Gengivite e periodontite podem ocasionar a perda do dente
Compartilhe:
A gengiva é um tecido com papel muito importante na cavidade bucal, já que ela reveste o suporte ósseo e protege as raízes dos dentes. Os cuidados com a saúde da boca são essenciais e podem ser notados facilmente pela gengiva. Se ela não estiver saudável, podem ocorrer pequenos sangramentos na hora da alimentação ou escovação, que já acendem o alerta para doenças locais.
A gengivite ou periodontite são inflamações da gengiva e do periodonto, respectivamente, e uma das suas características é o sangramento, que indica a necessidade de cuidados especializados para não agravar o problema, que pode ter consequências mais sérias, como a perda óssea e a consecutiva perda do dente na região afetada
“O tratamento da doença periodontal consiste em sessões de raspagem para remoção do tártaro acumulado e bolsas de inflamação das raízes dos dentes afetados. A colaboração do paciente quanto as orientações de higienização e fio dental é determinante para o sucesso do tratamento e bochechos com clorexidina e antibióticos também podem ser utilizados durante o tratamento”, afirmou a Dra. Vivian Peretto, sócia da clínica Sorria Tucuruvi.
Pequenos sangramentos são os sinais mais claros que as pessoas percebem ao ter gengivite ou periodontite, porém não é o único sintoma. As doenças podem deixar a gengiva com uma cor mais escura, flácida e sensível. A principal causa da inflamação é a higiene oral inadequada. Além dela, tabagismo, diabetes mellitus, alteração hormonal na gravidez ou a respiração prolongada através da boca podem ocasionar a gengivite e periodontite.
RB Assessoria & Mídias