Porto Velho
Aplicativo facilita busca por medicamentos nas farmácias da Prefeitura de Porto Velho
Compartilhe:
Uma ferramenta tecnológica inovadora e gratuita, criada pela Prefeitura de Porto Velho, o aplicativo FarmaPub está facilitando a vida das pessoas, especialmente dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao evitar gastar tempo em busca dos medicamentos prescritos existentes nas farmácias da rede municipal.
Implantado em 2017, o aplicativo tem cerca de mil acessos diários, que são feitos através do site da Prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br). A pesquisa também pode ser feita no endereço https://farmapub.portovelho.ro.gov.br.
Também está disponível a versão por aplicativo para telefone celular, o que garante mais facilidade operacional e utilidade.
A ferramenta foi criada para facilitar a busca por medicamentos nas farmácias da rede municipal de saúde. Com apenas alguns cliques, são apresentadas informações precisas e em tempo real sobre o estoque dos remédios pesquisados e até a localização exata da unidade em que pode ser retirado, o que é feito mediante apresentação da receita médica.
As consultas na plataforma são fáceis. Basta digitar o nome do princípio ativo do remédio ou procurar na lista disponível no próprio aplicativo. Desta maneira, o município proporciona mais tranquilidade e comodidade ao cidadão com facilidade e rapidez.
DISPONIBILIDADE
A ferramenta está disponível para equipamentos com o sistema android.
Para baixar é necessário apenas acessar a loja de aplicativos do celular e buscar por FarmaPub. Para os usuários do sistema IOS, o acesso pode ser feito diretamente no site www.portovelho.ro.gov.br . Basta clicar na área CIDADÃO e em localização de medicamentos FarmaPub.
TRANSPARÊNCIA
O superintendente SMTI, Saulo Nascimento, informa que o FarmaPub “é um módulo do Sisfarma, o sistema de gestão e controle de estoque das farmácias do almoxarifado central da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)”.
A ferramenta também facilita o trabalho da (Semusa), que pode acompanhar todo fluxo de medicamentos nas unidades da Prefeitura (entrada e saída) e abastecer a farmácia de cada unidade de saúde conforme a demanda. O procedimento evita erros de lançamento e de quantidade dos produtos disponíveis, conforme orientação do prefeito Hildon Chaves.
“Além disso, a plataforma proporciona mais transparência às ações do município, na medida em que também facilita a atuação dos órgãos de controle externos em relação ao acesso ao sistema e acompanhamento das informações”, acrescenta Ligia Fernandes.
PRÊMIO
Pela sua relevância, facilidade, utilidade e praticidade, o FarmaPub foi premiado e classificado como a melhor experiência em sua temática, na atenção básica de saúde, na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que ocorreu durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no dia 27 de julho de 2018, em Belém (PA).
PARCERIA
A plataforma foi desenvolvida pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) em parceria com a Assistência Farmacêutica da Semusa, considerando a Lei Federal nº 12.527/11 que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e a Lei Municipal nº 2.442 de 31 de outubro de 2017, que trata da obrigatoriedade de divulgação da relação dos medicamentos disponíveis na rede pública municipal de saúde.
Texto: Augusto Soares
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Prefeitura de Porto Velho