Agronegócios
Produtores de Cacau de Rondônia serão apoiados pelo Sebrae
Compartilhe:
Projetos de atendimento terão entidades da cadeia produtiva envolvidas
O Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, está mobilizando um grande número de parceiros para apoiarem projetos que atenderão os produtores rurais da cadeia do Cacau, na região central do estado.
O trabalho do Sebrae conta com grandes parceiros tais como: SENAR, SEAGRI, EMATER, CEPLAC, EMBRAPA, IDARON, IFRO, MAPA, e outros apoiadores e todo o trabalho a ser realizado estará focado em alguns pilares: Inovação e Tecnologia, Inteligência de Mercado e sustentabilidade. Serão desenvolvidas ações que visem aumentar a produtividade dos produtores, a qualidade do produto, focando em melhores resultados financeiros e num melhor posicionamento da produção de cacau de Rondônia em nível nacional.
“Estamos conectando os parceiros adequados para levarmos à frente essa missão, sempre procurando fortalecer a cultura da internacionalização, a inclusão do produtor na Transformação Digital e acesso a novos mercados”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
São parceiros do Sebrae nos projetos e compõem seu comitê gestor: a Seagri, Ceplac, o Senar, Embrapa, Emater, Idaron e o Mapa, compondo uma força institucional relevante para o monitoramento do desenvolvimento dos projetos.
Para Marcileide Zirondi, analista de negócios do Sebrae e gestora dos projetos, será um trabalho bem completo: “Vamos focar em capacitação, serviços tecnológicos, abordar temas como governança e cooperativismo, conteúdos digitais, acesso a mercados e trabalhar a questão da mulher e dos jovens na produção cacaueira”, pontuou Marcileide.
Além disso tudo, um estudo para incluir o cacau de Rondônia como indicação geográfica também deve ser implementado. Conferir a um produto a sua indicação geográfica é um longo e criterioso processo para chancelar a qualidade e origem de um produto, e que resultará na participação de toda a sociedade, pois o Cacau de origem de Indicação Geográfica, promoverá o produto, o território e o Estado onde é produzido. como, por exemplo, o queijo da região da Canastra, em Minas Gerais. A intenção é promover um processo semelhante para o Cacau de Rondônia.
Agrolab Amazônia
As ações dos projetos visam promover a capacidade produtiva e de gestão, dos produtores rurais, bem como prestar orientações para fortalecer os participantes dos projetos, bem como capacitá-los a se posicionarem presencial ou virtualmente no mercado. Um marco que evidencia isso foi a realização do evento Agrolab Amazônia, em 2020, a maior feira de agronegócios da Amazônia Legal, totalmente virtual, oferecendo experiência de realidade virtual, leilão de gado virtual, exposição e comercialização de produtos e serviços também de maneira virtual; a expectativa é que os produtores participantes dos projetos estejam mais familiarizados com este novo modelo de relacionamento, potencializado nos últimos tempos.
Imprensa-RO