Uncategorized
Massagem com pedras quentes alivia dores musculares e diminui o estresse
Compartilhe:
Uma das técnicas mais pedidas por clientes em todo o mundo, inclusive no Brasil, traz inúmeros benefícios à saúde, combate a hiperatividade e dá sensação de prazer pelo calor, que poucas terapias alcançam
Uma das técnicas mais pedidas por clientes em todo o mundo, inclusive no Brasil, a massagem com pedras quentes é terapêutica, proporcionando relaxamento, alívio muscular e recuperação dos tecidos moles danificados. São usadas pedras lisas e planas, aquecidas entre 54 e 62ºC, e colocadas em partes específicas do corpo.
As pedras geralmente são feitas de basalto, um tipo de rocha vulcânica que retém calor. Podem ser colocadas ao longo da coluna vertebral, abdômen, tórax, rosto, palmas das mãos, pés e dedos.
Inicialmente, o massagista usa óleo e promove uma suave massagem com a pedra aquecida deixando-a pousada durante alguns minutos, em alguns pontos específicos do corpo, chamados de pontos-chave de acupressão. Podem segurá-las, usando técnicas que mesclam pressões longas, movimentos circulares, vibração e amassamento.
Em determinadas situações, pedras frias também podem ser usadas após as quentes, com o objetivo de acalmar quaisquer vasos sanguíneos doloridos e para acalmar a pele.
A técnica traz muitos benefícios para a saúde:
Ajuda a aliviar a tensão muscular e a dor. O calor ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada, podendo reduzir espasmos musculares e aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento. Já a terapia fria ajuda a aliviar a inflamação.
Reduz o estresse e a ansiedade. Segundo a American Massage Therapy Association, uma massagem de dez minutos melhora as respostas cardiovasculares. Já uma sessão de apenas 15 minutos, na cadeira no local de trabalho, reduziu significativamente o estresse em comparação com um intervalo de 15 minutos sem massagem.
Promove o sono. A massagem pode ser uma alternativa aos medicamentos para dormir para quem sofre de insônia. A terapia ajuda a ter um sono mais restaurador.
Pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças autoimunes. A massagem com pedras quentes pode aliviar condições dolorosas, como a fibromialgia, que causa dor crônica generalizada. Pessoas com essa doença, ao receber uma massagem de 30 minutos, dormiram melhor e tiveram menos pontos de gatilho, além de níveis reduzidos de substância P (envolvida na transmissão de sinais de dor).
Ajuda ainda a diminuir os sintomas do câncer. Estudo realizado durante três anos, publicado no Journal of Pain and Symptom Management, com 1.290 pessoas com câncer, examinou como a massagem afetou a dor, fadiga, estresse e ansiedade, náusea e depressão.
Pode aumentar a imunidade. A massagem pode dar um impulso ao sistema imunológico. Uma única sessão de massagem terapêutica, por exemplo, teve impacto positivo e agudo na imunidade.