Conectado por

Saúde

Queda de cabelo: o que causa e como tratar em casa


Compartilhe:

Publicado por

em

O que é Queda de cabelo?

queda de cabelo é um problema comum e que atinge milhões de homens e mulheres em todo o mundo. Em primeiro lugar é fundamental que se faça uma distinção entre queda de cabelo e calvície.

Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície ou alopecia androgenética, embora muitas mulheres também sofram deste problema. A calvície é a falta de cabelos na cabeça e inúmeros fatores podem causar perda dos cabelos. Dependendo da causa, há maneiras diferentes de lidar com o problema.

A calvície masculina, o tipo mais comum, por exemplo, tem diversos tipos de tratamento, porém muitas pessoas acabam optando por não realizar nenhum tipo de tratamento e “assumem” a própria calvície. A perda dos cabelos pode ser progressiva, no caso da calvície masculina, mas também pode acontecer de repente, no caso da alopecia areata. Pode acometer somente o couro cabeludo, mas também pode atingir todo o corpo. Alguns tipos de alopecia são apenas temporários, já outros são permanentes.

Calvície: perda de cabelos provoca entradas e redução de volume

Causas

Perder cabelo é normal. Cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem da cabeça de todas as pessoas diariamente – o que não é muita coisa comparada aos mais de 100 mil fios sobre nosso couro cabeludo.

Conforme vamos envelhecendo, nossos fios de cabelo vão se tornando cada vez mais finos e rarefeitos. No entanto, muitas pessoas apresentam uma perda de cabelos mais acentuada, o que pode ser um sinal de algum problema de saúde mais grave. Mas, mesmo em casos muito acentuados, aqueles que sofrem com perda dos cabelos não têm motivo para pânico: esse quadro não leva à calvície, pois todos os cabelos que caem serão repostos por novos fios!

Queda de cabelos feminina

A queda de cabelo é uma queixa mais comum entre as mulheres e, quando patológica, tem diversas causas, como:

  • Doenças da tireoide
  • Deficiência de ferro
  • Amamentação
  • Doenças infecciosas e autoimunes
  • Estresse físico ou emocional

A causa exata da perda de cabelo vai determinar a quantidade de cabelo perdido, a velocidade com que isso acontecerá e que locais do corpo sofrerão mais com a perda de fios.

Medicamentos também podem causar o problema, como os usados em quimioterapias, no caso de tratamento de câncer, e remédios para artritedepressão, problemas cardíacos e pressão alta.

Queda de cabelo no pós parto

Mudanças hormonais e no metabolismo podem levar à queda de cabelo temporária, o que justifica boa parte dos casos de mulheres que apresentam o problema. Essas mudanças podem ocorrer durante a gravidez ou parto, devido à irregularidade no uso de pílulas anticoncepcionais e também na menopausa.

No período pós parto, a queda de cabelo também é comum. Para prevenir problemas, é importante usar xampu específico para cada tipo de fio, entre eles normal, seco, misto (raiz mais oleosa e ponta normal ou seca) ou oleoso.

Utilize um condicionador com enxague à base de ceramidas, lanolina ou queratina. Em seguida, passe um creme sem enxague à base de silicone e filtro solar.

Causas da queda de cabelo masculino

Já entre os homens, a causa mais comum de queda de cabelo e calvície, como dissemos anteriormente, é a hereditariedade.

Tanto homens quanto mulheres podem herdar este problema de seus pais. Isso acontece porque os hormônios sexuais são responsáveis pela miniaturização dos fios de cabelo em algumas pessoas.

Este problema, bem mais comum em homens, começa geralmente na puberdade e se agrava conforme os anos passam.

Por fim, a tricotilomania, doença em que a pessoa arranca os fios com as mãos descontroladamente, pode ser responsável por falhas no couro cabeludo e pelos da barba.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

O que fazer

Você deve procurar um médico caso perceba que seu cabelo está caindo. Pode ser uma queda normal, mas também pode significar um problema de saúde mais grave.

Ficar sem cabelo muito jovem (antes dos 20 anos) também pode ser motivo para preocupação.

Na consulta médica

Descreva ao médico com que frequência você nota queda de cabelo e qual a quantidade de fios perdidos por dia, em média. Tire todas as suas dúvidas, responda às perguntas do médico e realize todos os exames que ele ou ela solicitar. Veja exemplos do que o especialista pode lhe perguntar:

  • Você está perdendo cabelo apenas do couro cabeludo ou de outras partes do corpo também?
  • Existe um padrão de perda de cabelo, como uma entrada ou áreas com menos cabelo ou calvas no alto da cabeça, ou a perda de cabelo está ocorrendo em toda a cabeça?
  • Teve alguma doença ou febre alta recentemente?
  • Você tinge o cabelo?
  • Você seca seu cabelo com secador? Com que frequência?
  • Com que frequência você lava seu cabelo?
  • Que tipo de xampu, spray fixador, gel ou outro produto você usa no cabelo?
  • Passou por alguma situação de estresse incomum recentemente?
  • Tem o hábito de arrancar fios de cabelo ou coçar o couro cabeludo?
  • Você tem outros sintomas, como coceira, descamação ou vermelhidão no couro cabeludo?
  • Que medicamentos você toma, incluindo medicamentos de venda livre?

Tratamento de Queda de cabelo

A forma como sua queda de cabelo será tratada dependerá da causa do problema. Se a perda de cabelo é causada por um fator que tem uma data para acabar, provavelmente seu cabelo voltará a crescer. Por exemplo, se a sua queda de cabelo é causada por um mau funcionamento da tireóide, tomar medicamentos para regular a glândula podem ajudar. Da mesma forma, uma pessoa que está com deficiência de vitaminas poderá se beneficiar se regular o consumo destas substâncias no organismo.

A queda de cabelo hereditária pode ser tratada com medicamentos ou transplante de cabelo. algumas pessoas também optam por usar perucas ou apliques.

Caso a queda de cabelo seja causada por um agente que pode ser controlado, como estresse ou medicamentos, será possível tratar o problema atacando a causa.

Tratamento e Cuidados

Medicamentos para Queda de cabelo

A queda de cabelo pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de queda de cabelo são:

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Vitaminas para a queda de cabelo

Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas pode levar à queda de cabelos. Geralmente, a falta de magnésio, ferro e vitamina B predispõe a perda dos fios. O excesso também pode provocar a queda de cabelo. O excesso de cobre no organismo, por exemplo, pode provocar a anemia hemolítica, que resulta na perda dos fios.

Veja a seguir as vitaminas que podem ajudar a prevenir o problema:

Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B. Ela também é conhecida como vitamina B7 e vitamina H. Trata-se de uma vitamina hidrossolúvel produzida no intestino pelas bactérias e obtida por meio da alimentação.A ausência da biotina pode causar a queda de cabelos e também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. Ainda não é certa a relação entre o nutriente e os cabelos, mas alguns especialistas acreditam que a biotina tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo.

Ferro

O ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, pigmento das células vermelhas do sangue. A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia, resultando assim na queda de cabelo. Portanto, ingerir alimentos ricos em ferro podem ajudar a prevenir a queda de cabelo.

Os alimentos ricos em ferro são: carnes vermelhas, especialmente o fígado, peito de frango, marisco, ostras, leguminosas, como feijão e lentilha, vegetais verde-escuros, como couve, agrião, rúcula e espinafre, grão integrais, como arroz e cereais, pistache, abóbora cozida, vagem, uva passa e tofu.

Vitamina C

A vitamina C também é muito importante para os cabelos e unhas. Ela ajuda na produção do colágeno, que é uma das estruturas do fio de cabelo e das unhas, os principais nutrientes para formar o colágeno são a prolina e a vitamina C. As principais fontes de vitamina C: frutas cítricas, vegetais folhosos de cor verde escura, pimenta vermelha, pimentão, goiaba, acerola, açaí, goji berry, morango, kiwi.

Tratamentos caseiros para a queda de cabelos

Confira os tratamentos caseiros para a queda de cabelo

1. Massagem

Massagear o couro cabeludo é sempre uma boa pedida quando o assunto é queda de cabelo. “Isso estimula a circulação local, aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes nas células da região, diminuindo a queda”, considera a especialista. Pode-se fazer isso durante o banho, enquanto se aplicar o shampoo, por exemplo.

2. Aloe vera

A babosa, ou Aloe vera, é um excelente hidratante, por isso que ela é usada em tantos produtos e em tratamentos caseiros. Essa hidratação ocorre sem ocluir o folículo piloso, por isso pode sim ajudar na queda de cabelo se houver déficit na hidratação do couro cabeludo. Caso a queda seja derivada de outros motivo, a ação será diferente.

Tratamentos caseiros para queda de cabelo sem comprovação

Outros tratamentos caseiros para queda de cabelo que envolvem aplicação de produtos no couro cabeludo não tem comprovação científica, e por tanto não há como garantir sua eficácia em um problema tão sério como esse.

Os tratamentos caseiros para queda de cabelo sem comprovação científica são:

  • Creme de amoreira
  • Abacate
  • Suco de alho
  • Ovo
  • Óleo de coco
  • Óleo de amêndoas

Referências

Revisado por Dra. Tatiana Gabbi, dermatologista e médica assistente do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CRM-SP 104.415)

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Minhavida

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com