Concursos
Concurso Aeronáutica Oficiais 2022: editais somam mais de 130 vagas
Compartilhe:
Uma boa notícia para quem está em busca de uma vaga na área militar. A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta terça-feira, 9, novos editais, que juntos somam 131 vagas para oficiais. As chances são para ingresso em 2022.
As oportunidades são para candidatos de nível superior. Para área de Engenharia (EA EAOEAR) são oferecidas 20 vagas.
Essas estão distribuídas pelas seguintes especialidades: Civil (três), da Computação (quatro), Eletrônica (três), Elétrica (três), Metalúrgica (uma), Mecânica (três), Química (duas) e de Telecomunicações (uma).
Para área de apoio (IE EAOAP), a oferta é de 13 oportunidades, para áreas de: Administração (duas), Análise de Sistemas (uma), Biblioteconomia (uma), Ciências Contábeis (uma), Enfermagem (uma), Fisioterapia (uma), Pedagogia (duas), Psicologia (uma) e Serviços Jurídicos (três).
Já para médicos são oferecidas 80 vagas, também em diferentes especialidades. São elas: Anestesiologia (sete), Cancerologia Clínica (uma), Cardiologia (cinco), Cirurgia Geral (uma) e Clínica médica (18).
Ainda há chances para Cirurgia Torácica (uma), Endocrinologia (duas), Gastro enterologia (três), Geriatria (uma), ginecologia e Obstetrícia (três), Hematologia (uma) e Medicina Intensiva (quatro).
Também podem concorrer especialistas em Medicina da Família e Comunidade (11), Neurologia (uma), Nefrologia (uma), Oftalmologia (cinco), Otorrinolaringologia (três), Pediatria (duas), Psiquiatria (cinco), Radiologia (quatro) e Urologia (uma).
Ainda na área da Saúde há 11 vagas para dentistas especializados em Dentística (cinco), Endodontia (uma), Radiologia Odontológica e Imaginologia (duas), Prótese Dentária (uma) e Periodontia (duas). Além das vagas de sete vagas para farmacêuticos, nas especialidades de: Farmacêutica Bioquímica ou Análises Clínicas (duas), Farmácia Hospitalar (quatro) e Farmácia Industrial (uma).
Para concorrer a uma vaga da área de apoio, além do requisito de escolaridade é preciso ter idade entre 18 e 32 anos completos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula no Estágio de Adaptação. Para os demais, a exigência é não completar 36 anos no ano da matrícula.
Inscrições do concurso para oficiais da Aeronáutica já estão abertas
Os interessados em participar da seleção já podem se candidatar, no site da FAB . As inscrições foram abertas às 10 horas desta terça, 9, e seguem disponíveis até o dia 22 de março.
Para formalizar a candidatura, os candidatos devem efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição, no valor de R$130. A taxa deve ser quitada até o dia 24 de março.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), membros de famílias de baixa renda e doadores de medula óssea podem solicitar isenção do pagamento. O pedido deve ser feito até as 10 horas do dia 12 de março.
Concurso Aeronáutica contará com diferentes etapas de seleção
Como de costume em concursos da área militar, os candidatos às vagas de oficial da Aeronáutica serão avaliados em diferentes etapas de seleção. Entre elas:
- Provas Escritas;
- Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
- Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares da Aeronáutica;
- Inspeção de Saúde (INSPSAU);
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- Prova Prático-Oral (PPO) — apenas para médicos;
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
- Validação Documental.
As provas escritas, que constituem a primeira etapa de seleção do concurso, estão marcadas para o dia 27 de junho. As avaliações serão aplicadas no turno da manhã, com abertura dos portões às 9h e início do exame às 9h40.
Os locais de prova serão divulgados pela Aeronáutica dez dias antes da aplicação dos exames. Ou seja, no dia 17 de junho.
Os exames serão realizados em diferentes localidades. Entre eles: Belém PA, Alcântara MA, São Luís MA, Recife PE, Jabotão dos Guararapes PE, Fortaleza CE, Natal RN, Parnamirim RN,Salvador BA, Rio de Janeiro RJ, Belo Horizonte MG, Lagoa Santa MG, São Paulo SP, Garulhos SP, Campo Grande MS, Porto Alegre RS, Canoas RS, Curitiba PR, Santa Maria RS, Brasília DF e Manaus AM.
No dia da prova, os candidatos responderão itens de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto) e Conhecimentos Específicos. À exceção dos concorrentes da área médica, todos responderão, ainda, uma prova de Redação.
No teste de aptidão física, outra etapa que preocupa os candidatos, serão cobradas as seguintes atividades:
Homens
- Flexão e Extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo: 21 repetições sem limite de tempo;
- Flexão e Extensão do tronco sobre as coxas: 34 repetições em um minuto;
- Corrida: 2.200 metros em 12 minutos.
Mulheres
- Flexão e Extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo: 12 repetições sem limite de tempo;
- Flexão e Extensão do tronco sobre as coxas: 29 repetições em um minuto;
- Corrida: 1.650 metros em 12 minutos.
Os aprovados no concurso serão convocados para o Curso de Adaptação, que terá duração de 17 semanas. A formação será realizada no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa MG, em 2022.
Depois de formados, os alunos ingressam no corpo de oficiais da Aeronáutica como primeiro-tenente. A remuneração para o posto é de R$8.245.
Folhadirigida