Saúde
Dia de Combate à Obesidade: Dieta restritiva piora quadro da doença, diz especialista
Compartilhe:
São Paulo, fevereiro de 2020 – Além da pandemia do coronavírus, o mundo todo -inclusive o Brasil- vive uma outra pandemia crônica, a da obesidade, que atinge milhares de pessoas todos os anos e prejudica a qualidade de vida aumentando os risco de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros malefícios. O dia 4 de março marca o Dia Mundial da Obesidade (World Obesity Day), data em que estudiosos do mundo todo se mobilizam pela conscientização contra a doença.
Pensando em ajudar no cuidado à obesidade, a PHD em nutrição Sophie Deram, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, disponibilizará para o público em geral oito vídeos gratuitos do evento online “Manifesto para o novo olhar sobre a obesidade”, realizado em novembro de 2020. O conteúdo poderá ser acessado pelo site do Manifesto , de forma 100% gratuita, entre os dias 04 e 06 de março”.
“Vemos a data mundial (World Obesity Day) como uma oportunidade para chamar a atenção para uma condição preocupante, além de promover a mudança no enfoque do tratamento dado às pessoas que convivem com a obesidade. Enquanto o foco principal for a perda de peso, o quadro de saúde da população tende a piorar. A saúde é um conceito que engloba o bem estar físico, mental e social da pessoa e sua qualidade de vida, não somente o seu peso”, explica Sophie.
Palestrantes
Além da idealizadora, o manifesto contou com a mediação da jornalista Fabíola Cidral e com as participações de palestrantes renomados: o sociólogo e antropologista francês Claude Fischler; o coordenador da Assistência Clínica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), o psiquiatra Táki Cordás; a médica Paula Teixeira, fundadora do centro brasileiro de Mindful Eating; e os pesquisadores e também nutricionistas pesquisadores Dennys Cintra e Maria Carolina Mendes, da UNICAMP.
O evento visa despertar a reflexão sobre como lidar de forma mais atualizada e humana com o tratamento da obesidade. Foram apresentadas alternativas para enfrentar a condição, que afeta 19,8% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Os convidados também apresentaram estudos científicos que apontam possíveis caminhos para tratar a pessoa com obesidade sem recorrer a dietas restritivas.
O encontro não teve fins lucrativos nem conflito de interesses com as indústrias alimentícia e farmacêutica.
“Com o ‘Manifesto’, vamos na contramão do discurso tradicional e do posicionamento da maioria dos profissionais da saúde, e pretendemos chamar a atenção das autoridades para o novo olhar sobre a obesidade. O tratamento atual é um fracasso e gera muitos custos. É necessário rever a abordagem com urgência, adotando um olhar novo e mais empático”, defende.
Serviço:
Vídeos Gratuitos- “Manifesto para o novo olhar sobre a obesidade”
Quando: 04 a 06 de março
Como acessar: Pelo site (https://manifesto-obesidade.