Saúde
Quais as principais causas de dor no ombro?
Compartilhe:
Existem diversas causas possíveis para a dor nos ombros. O ombro possui uma anatomia complexa, composta por 3 articulações e inúmeros músculos e tendões. A dor no ombro pode vir de diferentes locais e irradiar para o braço ou escápula. A coluna cervical também pode gerar dor irradiada para o ombro e braço. Além disso, diferentes tendões podem causar dor, além de estruturas mais profundas como o lábio da glenóide e a cartilagem.
A dor no ombro pode eventualmente ser bem localizada, mas em geral é uma dor difusa, em que o paciente tem dificuldade em apontar exatamente o ponto doloroso. Além disso, a mesma lesão ou inflamação pode causar dor em diferentes locais ou pontos do ombro. Para complicar ainda mais, muitos pacientes podem apresentar lesões degenerativas dos tendões, ou até mesmo artrose, sem apresentar nenhuma dor ou sintoma. Por isso, o exame físico por um médico especialista em ombro é fundamental para o diagnóstico da causa da dor.
Nesse texto, alguns conceitos foram simplificados e agrupados para facilitar a compreensão. Existem exceções e muitas nuâncias para as características descritas abaixo. Para ler mais detalhadamente sobre cada doença, clique nos respectivos links abaixo. As lesões traumáticas não serão abordadas nesse texto.
Tendinite e bursite do ombro
Essa é a causa mais comum de dor no ombro. Pode estar relacionada a esforços repetitivos no trabalho ou no esporte, de modo cumulativo (over-use), com a dor aumentando aos poucos e lentamente. Mas também pode ocorrer subitamente, após um movimento mais brusco com o braço ou um esforço excessivo. Um percentual alto das tendinopatias se torna crônica sem o tratamento adequado.