Nacional
9 de fevereiro: Dia da Internet Segura – importantes questionamentos
Compartilhe:
Ano passado, a Plano Consultoria esteve engajada em ações em torno da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), como o Webinar LGPG – 7 ações para superar os desafios de implementação no setor público, tema muito explorado em torno da segurança do uso de dados no ambiente digital.
Internet que conecta pessoas e realidades
Quando o assunto é segurança da internet, a complexidade se faz presente, afinal, estamos conectados boa parte do dia e o que tem sido recorrentemente questionado é o uso da internet de maneira ética e responsável.
O ambiente on-line por muito tempo foi considerado por muitos como “não palpável”. Atualmente podemos mencionar que o ambiente virtual é real e parte da realidade humana. Constantemente é necessário refletir sobre os riscos existentes nesse ambiente, em que muitas informações pessoais, empresariais e sigilosas estão presentes.
Essas informações/dados representam, ano após ano, pauta de importantes discussões sobre segurança da internet e um dos problemas mais debatidos ainda é o vazamento de dados. A já mencionada LGPD, que entrou em vigor ano passado, veio para trazer melhorias nesse cenário, mas ainda há muitos desafios a vencer.
No universo empresarial, o dia da internet segura parte de uma reflexão sobre como as empresas, sejam elas públicas ou privadas, têm lidado com as questões de segurança, principalmente desde o ano passado com a lei vigorando.
Realidade on-line em 2020
Ano passado o mundo passou a estar ainda mais conectado à internet. E muitas empresas no Brasil perceberam que o estar presente é real por meio do universo virtual.
O virtual pode e tem sido em muitos contextos um ambiente cada vez mais civilizado, de pessoas conectadas, compartilhando propósitos e diferentes ideias.
O Dia da Internet Segura tem como finalidade propor entre os países reflexões em torno de medidas que garantam a vivência de realidades em um ambiente virtual que gere conexão de ideias, de visões, de discussões que possam confrontar o lugar comum.
Do ‘nada’ para o AGORA
Quem se lembra do caminho da implementação da internet, de pequenos passos à possibilidade de internet para bilhões de pessoas no planeta, percebe que agora, diante de um mundo tão vasto e palpável no virtual, diferente do que se pensava, as discussões tendem a ganhar cada vez mais força.
Não tem como não mencionar o filósofo francês, Pierre Lévy, autor de obras como A Inteligência Coletiva e Cibercultura, que no início da década de 1990 já questionava os impactos do virtual na sociedade, nos jornais, rádios e TV; sobre a abrangência deste ambiente de diálogo de todos para todos e ainda:
Será que a internet é realmente um meio de comunicação ou um ambiente informacional com novas características?
Hoje sabemos que a internet pode ser considerada meio de comunicação, ambiente de informações, em que os usuários têm sido cada vez mais desafiados a conseguir discernir entre veracidade e manipulação de informações e também sabemos que é um ambiente de vivências humanas.
Encontrar sentido no coletivo à medida que a união de ideias, semelhantes ou divergentes e o compartilhamento de inteligências é realidade.
No Dia da Internet Segura ficam as reflexões sobre conquistas e desafios em curto e longo prazo. Você sente a internet como um ambiente seguro?
Assessoria